Motores a combustão continuam após 2035 com e-fuel

Ponteira de escape de um Honda Civic Type R

UE decidiu que modelos equipados com motor a combustão poderão manter-se no mercado, caso utilizem combustíveis sintéticos.

A União Europeia e a Alemanha chegaram a acordo com vista permitir a utilização de combustíveis sintéticos após 2035. Segundo a Reuters, este entendimento será uma espécie de “balão de oxigénio” para que os modelos equipados com motor a combustão possam continuar a ser comercializados após a referida data. A votação oficial relativamente ao “e-fuel” será hoje, dia 28 de março, em Bruxelas.

Os combustíveis sintéticos têm origem num processo que envolve a recolha do dióxido de carbono e a produção de hidrogénio a partir de energia renovável. São neutros em carbono durante o processo de combustão, uma vez que o CO2 regressa à atmosfera.

O grande problema é que o “e-fuel” ainda não é produzido em grandes quantidades. A Porsche é uma das marcas que está neste momento a investir no aperfeiçoamento desta tecnologia. O seu projeto, ainda em fase piloto, inclui uma fábrica no Chile onde prevê produzir cerca de 130 mil litros por ano deste combustível. O passo seguinte é conseguir chegar aos 550 milhões de litros/ano.

Em outubro de 2022, a UE anunciou oficialmente que vai impedir a comercialização de carros novos a combustão. Esta decisão aplica-se apenas a marcas que produzam mais mil carros por ano. Na altura, os ministros dos transportes da Chéquia, Eslováquia, Itália, Polónia, Roménia, Hungria e Alemanha recusaram-se a ratificar este plano.

Deixe um comentário

*