Próximos Passat, Tiguan e T-Roc serão últimos VW a combustão

VW Golf GTE

CEO da marca alemã confirmou ainda que não haverá Golf 9 com ICE e que o Polo também deverá ser descontinuado.

Thomas Schäfer, o CEO da Volkswagen, anunciou quais serão os seus derradeiros modelos a combustão: a próxima geração do Passat (que estará disponível apenas em formato carrinha), do Tiguan – ambos a lançar ainda este ano -, além do novo crossover Tayron (exclusivo para a China) – previsto para 2024 – e do “português” T-Roc – agendado para 2025. Em entrevista à publicação germânica Automobilewoche, o patrão da marca de Wolfsburg confirmou assim que o SUV produzido na Autoeuropa será mesmo o último modelo a com motor a combustão (ICE) a lançar no mercado europeu. Estes modelos continuarão em produção até à década seguinte.

Já no que diz respeito ao Golf, está previsto um “facelift” profundo da oitava geração para 2024, que lhe permitirá manter-se competitivo até ao final da presente década. Schäfer adiantou ainda que a nona geração com ICE, com opções Diesel ou a gasolina, não se encontra nas previsões da marca alemã.

O homem-forte da VW deu igualmente a entender que a norma de emissões Euro 7 poderá obrigar também ao fim da linha para o Polo no final da atual geração, uma vez que acrescentar-lhe um módulo híbrido torná-lo-ia demasiado dispendioso. Segundo ele, esta versão “eletrificada” teria um preço de venda ao público similar ao do ID.2all, um hatchback elétrico compacto cujo lançamento está previsto para 2025.

Recorde-se que a VW prevê lançar um SUV do segmento C 100% elétrico para 2026, cujo nome poderá vir a ser ID.Tiguan. Ao que tudo indica, o rumo da marca passará por continuar com designações históricas, como a do Golf, por exemplo, na era da eletrificação. Schäfer afirmou que um Golf elétrico de base MEB não acontecerá, estando apenas previsto quando a plataforma SSP entrar ao serviço, ou seja, depois de 2028.

A VW quer lançar 10 novos elétricos até 2026 e até 2030 quer que os modelos “zero emissões” representem 80% das vendas. Além disso, o emblema alemão vender apenas carros 100% elétricos na Europa a partir de 2033.

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