Rolls-Royce despede-se do Dawn

Rolls-Royce Dawn

Foi o descapotável mais vendido da história da marca de luxo.

A Rolls-Royce produziu na última unidade do Dawn, o descapotável mais vendido da história da marca de Goodwood. Este “open-top” começou por ser apresentado no Salão de Frankfurt de 2015 e manteve-se sete anos no mercado. O descapotável de dois lugares tem assim o mesmo futuro do seu irmão coupé, o Wraith, que foi descontinuado em março do ano passado. Ambos os modelos de motor V12 serão substituídos de forma indireta pelo coupé Spectre (no último trimestre deste ano), o primeiro elétrico da história da marca de luxo, que mantem ainda em catálogo o Ghost, o Phantom e o Cullinan, todos ainda equipados com motores térmicos. Isto significa que, para já, deixará de haver um descapotável na gama da Rolls-Royce. Contudo, especula-se que poderá vir a existir uma versão “aberta” do Spectre.

Em jeito de curiosidade, a Rolls-Royce diz que durante o desenvolvimento do Dawn foi utilizado um manequim com uma peruca, de forma a afinar na perfeição o fluxo do ar. O Dawn foi criado a pensar sobretudo numa geração mais jovem. O modelo foi feito com base no Wraith, mas, mais do que simplesmente cortar o tejadilho, optou por retirar linhas em excesso, optando por ter 80% dos painéis específicos para o Dawn. No lançamento, o Dawn foi lançado com um motor 6.6 de 570 cv, mas com o Black Badge chegou aos 600 cv.

Em 2022, as vendas combinadas do Dawn e do Wraith representaram apenas 10% para a marca – que teve um ano recorde com 6021 unidades comercializadas. O campeão de vendas foi o SUV Cullinan. Cada carro produzido em Goodwood foi personalizado e custou em média mais de meio milhão de euros. Contudo, a marca alguns exemplares do Phantom ultrapassaram os 2 milhões de euros.

Deixe um comentário

*