Rovanperä repete triunfo no Rali de Portugal

Kalle Rovanperä bisou em Portugal

Graças a este triunfo, o piloto da Toyota passa a liderar o mundial de ralis.

Kalle Rovanperä venceu o Rali de Portugal de 2023. Aos comandos de um Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid, o piloto finlandês conseguiu assim repetir o triunfo do ano passado – altura em que se tornou no mais jovem vencedor da competição -, o que lhe permitiu ascender ao comando da classificação do campeonato do mundo.

Rovanperä terminou as 19 especiais que compuseram esta 56ª edição da prova lusa com o tempo de 3:35.11,7 horas, deixando o segundo classificado, o espanhol Dani Sordo (ao volante de um Hyundai i20) a 54,7 segundos, e em terceiro o finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20) a 1.20,3 minutos.

Hoje, o terceiro e último dia da prova que compõe a quinta rali deste ano, foi completamente controlada por Rovanperä, uma vez que o campeão do mundo partia com quase um minuto de vantagem sobre Sordo na entrada para as últimas quatro especiais da corrida. Este dia ficou inevitavelmente marcado pela vitória de Rovanperä no troço final de Fafe, que serviu de “power stage” – na qual o piloto da Toyota estabeleceu um novo recorde com 6.26,5 minutos. Este foi apenas um exemplo do domínio de Rovanperä ao longo de todo o rali, uma vez que venceu 10 triunfos em 19 especiais.

Apesar de esta ter sido apenas a sua primeira vitória da temporada, Rovanperä lidera agora o WRC com 98 pontos, mais 17 do que o estónio Ott Tänak (Ford Puma), que se quedou pelo quarto em solo português. Ogier e Evans são, agora, terceiros, com 69 pontos acumulados. No mundial de construtores, comanda a Toyota com 201 pontos, face aos 169 da Hyundai e 134 da Ford.

A próxima ronda do WRC será o Rali da Sardenha, em Itália, de 01 a 04 de junho.

Deixe um comentário

*