BMW i5 traz versão M60 com 601 cv

BMW i5 M60 xDrive

Primeira variante elétrica do Série 5 vem concorrer com o Mercedes-Benz EQE e com Tesla Model S.

A BMW revelou o novo Série 5 (G60), que traz versões a gasolina, Diesel, híbridas plug-in e uma inédita opção 100% elétrica. O novo modelo batizado i5, que estará disponível a partir de outubro, tem 5060 mm de comprimento (mais 10 cm que o Série 5 da geração anterior), 1900 mm de largura e 1515 mm de altura, além de 2995 mm de distância entre eixos, com um coeficiente aerodinâmico de 0,23. A capacidade da bagageira mantém-se nos 490 litros. Depois da berlina, concorrente do Mercedes-Benz EQE e Tesla Model S, está prevista uma variante Touring.

O i5 estará disponível no lançamento em duas versões: eDrive40, com motor traseiro, e M60 xDrive, com dois motores e tração integral. A primeira tem 313 cv (ou 340 cv em “overboost” no modo My Mode Sport), podendo acelerar de 0 a 100 km/h em 6 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 193 km/h. A autonomia é de 582 km (WLTP). Por sua vez, o M60 xDrive (nas imagens principais) tem um motor dianteiro com 261 cv e um traseiro com 340 cv, para um débito total de 517 cv (chegando aos 601 cv em “overboost”). Anuncia 0-100 km/h em 3,8 segundos e um máximo de 230 km/h. A autonomia máxima é de até 516 km. O i5 possui uma bateria de 81,2 kWh que pode ser carregada a 11 kW em corrente alternada (ou 22 kW no M60 xDrive), mas também a 205 kW em corrente contínua. O fabricante diz que é possível aumentar a autonomia em 156 km em minutos ou passar de 10 a 80% em 30 minutos. A função Max Range possibilita aumentar o alcance até 25% reduzindo a potência e colocando todos os sistemas em modo Confort.

O i5 pode contar com suspensão desportiva M (caraterizada por molas, barras estabilizadoras e amortecedores mais rígidos), amortecimento de regulação variável, barras estabilizadoras ativas e quatro rodas direcionais – todos incluídos no pack Adaptative Suspension Professional -, além de um sistema de travagem M (com discos maiores) e jantes até 21 polegadas.

Já o habitáculo (agora com uma opção totalmente vegan) é inspirado no i7, com ecrãs curvos – um painel de instrumentos e 12,3 polegadas e um ecrã central com 14,9 polegadas. No novo i5 não existem comandos específicos para a climatização. O sistema operativo é o ID8.5 (o mesmo do i7 M70 xDrive), com funções QuickSelect, e acesso a videojogos AirConsole uma vez parado. Existe ainda uma câmara que permite fazer vídeos e fotos que podem ser enviados posteriormente pelo smartphone. Tal como no i7, existe também uma barra luminosa a percorrer todo o tablier e as portas, que funciona também para enviar avisos aos ocupantes. Sobre esta existem alguns comandos táteis. O ambiente interior pode ser configurado através dos MyModes (Personal, Sport, Efficient, Relax, Expressive e Digital Art). Entre o equipamento opcional, destaque para o HUD com realidade aumentada (Live Cockpit Professional), comandos por gestos, além do arranque sem chave através do smartphone, seja com sistema Apple, Android ou Apple Watch. Existe ainda um sistema de estacionamento mais completo que permite estacionar através de uma aplicação para smartphone a uma distância de 200 metros do carro. A grelha do carro pode ser iluminada, opcionalmente, no M60 xDrive. O G60 é o primeiro BMW de produção equipado com um sistema que muda de faixa com ativação ocular através dos espelhos retrovisores.

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