Australianos da Powertune conseguiram praticamente triplicar o débito de potência do motor 1.6 de três cilindros turbo.
Os preparadores da Powertune Australia conseguiram extrair 740 cv do motor 1.6 de três cilindros turbo do Toyota GR Yaris – praticamente o triplo do modelo de fábrica, que se fica por mais “modestos” 261 cv. As imagens agora publicadas no Facebook mostram um valor exato de um débito de 740,9 cv registados no dinamómetro.
Para alcançar estes valores foi acrescentado um novo turbo Garrett G30-770, de 58 mm, uma junta da cabeça reforçada, parafuso reforçados para a cabeça do motor e um intercooler maior. Além disso, foram adicionados injetores maiores e uma bomba de combustível mais forte. Há ainda uma nova ECU da MoTeC e um escape da Akrapovic. Quanto às restantes peças do motor, nomeadamente as bielas, a cambota e os pistões, mantiveram-se os de origem.
Por sua vez, a caixa manual de seis velocidades foi trocada por uma caixa sequencial da X-Shift, para favorecer uma maior velocidade em linha reta.
O dono deste carro, entretanto rebatizado de “Rodent” (“Roedor”) é o fundador da Røde Microphones, Peter Freedman, que deverá utilizar o carro em corridas de “drag”.