Coryton lança primeiro biocombustível para clássicos

Sustain Classic

Britânicos criaram o inovador Sustain Classic que promete reduzir em cerca de 65% os gases com efeito de estufa.

Especialista no fabrico de combustível, a Coryton criou agora o primeiro biocombustível dedicado especificamente para carros clássicos. Disponível no Reino Unido (território onde existem cerca de meio milhão de clássicos), o Sustain Classic é feito com base em gasolina tradicional e pode ser utilizado sem que sejam necessárias alterações nos motores. No lançamento, este combustível sustentável está disponível nas versões: Super 80, Super 33 e Racing 50. O primeiro, é produzido com pelo menos 80% de matéria de origem sustentável, permite reduzir em pelo menos até 65% os gases com efeito de estufa e custa 5,40 euros/litro. O Super 33 permite reduzir os gases de efeito de estufa em mais de 25% e custa 4,42 euros/litro. Por fim, no topo da gama e concebido especialmente para competição, está o Racing 50, que possibilita reduzir valores superiores a 35% em gases de efeito de estufa e que custa 6,10 euros/litro.

O Sustain Classic pertence a uma segunda geração de biocombustível que recorre a resíduos agrícolas, nomeadamente palha, subprodutos e resíduos de culturas impróprias para consumo humano, para criar bioetanol. Isto significa que este combustível utiliza o carbono existente na atmosfera em vez de libertar CO2 adicional a partir de fontes de combustíveis fósseis. O bioetanol é então transformado através de um processo químico denominado ETG (etanol para gasolina).

Segundo o fabricante, este combustível não mudará a sonoridade do carro nem haverá nenhum cheiro diferente a sair do escape. Além do mais, a Coryton diz que os consumos não serão diferentes de um modelo a gasolina, podendo até, nalgumas situações, ser mais baixos. Apesar de ser obtido a partir de origem biológica, o Sustain Classic tem o mesmo aspeto dos outros combustíveis, podendo também ser misturado com a gasolina tradicional.

O Sustain Classic tem um índice de octanas superior a 98, com um teor de bioetanol inferior a 1%. Em jeito de comparação, o combustível E10 do Reino Unido tem 10% de etanol. O Sustain Classic inclui um conjunto de aditivos com o objetivo de estabilizar e prolongar a vida útil do combustível, ao mesmo tempo que pretende limpar e proteger o motor.

Apesar de ter sido criado a pensar em clássicos, este combustível pode também ser utilizado em modelos mais recentes com motor a gasolina.

O Sustain Classic está disponível através para compra através da Motor Spirit, em Bicester, sendo que em breve chegará a outros distribuidores. A Bicester Heritage organizou recentemente o Rally for the Ages, no qual juntou mais de 70 carros que utilizaram o biocombustível Super 80. Futuramente, o mesmo combustível estará disponível para os participantes do Flywheel 2023.

Além do Sustain Classic, a Coryton também criou o Sustain Racing, um combustível sem quaisquer elementos de origem fóssil, que no ano passado foi utilizado do Dakar e num Mazda MX-5 de fábrica que fez 1609 km.

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