Rafale é novo SUV de formato coupé da Renault com 300 cv

Renault Rafale

Focado na dinâmica de condução, o modelo do segmento D é o novo topo de gama da marca francesa.

A Renault estreou o seu novo modelo de referência, o Rafale. Este SUV de formato coupé do segmento D, que recupera o modelo de avião de competição de 1934, incorpora uma nova linguagem de design. Destaque para a nova grelha dianteira, novos faróis LED matrix similares aos do Clio, disponíveis na versão de topo Esprit Alpine. Com cinco lugares, o Rafale tem 2,74 metros de distância entre eixos e uma bagageira com 530 litros de capacidade. Ao todo, o SUV tem 4,71 m de comprimento, 1,86 m de largura e um tejadilho panorâmico em vidro com 1470 x 1117 m, que pode ser opaco ou transparente. O peso total rondará os 1600 kg. Feito com base na plataforma CMF-CD, o Rafale tem vias 4 cm mais largas face ao Espace, além de pneus de 245 mm. Outra novidade é o sistema de quatro rodas direcionais. O topo de gama recebe ainda as cores exclusivas Satin Pearl White e Alpine Blue.

Por dentro, realce para o painel de instrumentos com 12,3 polegadas, aliado a um ecrã tátil de infotainment com 12 polegadas disposto ao alto, tal como no Mégane E-Tech Electric. Este sistema é compatível com Android Auto e Apple Carplay wireless. É também possível encomendar um HUD com 9,3 polegadas a projetar informação útil no para-brisas.

No lançamento, previsto para a primavera do próximo ano, o Rafale estará disponível numa versão híbrida de tração dianteira que combina um motor de três cilindros turbo com dois motores elétricos. Este bloco 1.2 tem 130 cv e 205 cv, operando com uma caixa automática de quatro velocidades, e recebe 70 cv e 205 Nm adicionais de um motor elétrico com a sua própria caixa de duas velocidades, encaixado entre o motor e a caixa principal. A este junta-se outro motor elétrico que opera como gerador, com 34 cv e 50 Nm, que tem a função de recuperar energia durante a travagem e o “coasting”, além de auxiliar nas acelerações quando é necessário. O sistema reúne 200 cv. A bateria é de 2 kWh e surge encaixada debaixo do banco do condutor. Para mais tarde está prevista uma versão híbrida plug-in com tração integral que conta com um motor elétrico traseiro, para um débito total de 300 cv e autonomia em modo elétrico a variar entre 50 e 65 km. Esta versão de topo contará com quatro rodas direcionais e um chassis com afinação específica.

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