Plataforma SSP do grupo VW terá modelos até 1700 cv

Novos modelos do grupo VW

Nova base do grupo alemão, que substituirá em 2026 a MEB, permitirá ainda carregamentos mais rápidos.

O grupo Volkswagen utiliza atualmente duas plataformas para os seus modelos elétricos: a MEB e a J1. Contudo, o gigante alemão já prepara uma estrutura que possa universalmente utilizada por todos os seus modelos, independentemente do formato da carroçaria, quer seja um hatchback da VW para uso mais citadino quer para um desportivo assumido da Porsche. Em causa estão cerca de 40 milhões de carros e segundo o CEO do grupo, Oliver Blume, citado pela Autocar, a maioria dos modelos de base SSP atingirá a paridade de margem de lucro com os automóveis equipados com um motor de combustão interna (ICE). “Uma plataforma representa até 75% dos custos na construção de um elétrico, ao contrário de até 10% num ICE”, acrescenta Blume, que sublinha assim a importância das plataformas de modo a conseguir obter lucro no futuro. Blume confirma que os custos de desenvolvimento de um modelo de base SSP serão 30% inferiores a um MEB.

Esta nova base chamar-se-á SSP (Scalable Systems Platform) e terá 800V, podendo encaixar vários tipo de baterias, incluindo LFP, LMO e NMC. Além disso, a nova plataforma deverá estar apta a receber células em estado sólido. Uma das novidades agora anunciadas pelo grupo germânico é que a SSP permitirá ter modelos até 1700 cv (ao contrário dos 1100 cv anunciados inicialmente).

A referida plataforma permitirá carregamentos rápidos de 10 a 80% em 12 minutos, comparativamente com os 35 minutos necessários para cumprir a mesma tarefa nos MEB. Aliado a isso, o software 2.0 e nova arquitetura eletrónica permitirão condução autónoma de nível 4, um modo “mãos livres”.

Os componentes da nova arquitetura a utilizar em utilitários e citadinos serão desenvolvidos pela VW e utilizados pela Cupra, Skoda e Audi. E os componentes para modelos compactos e familiares serão desenvolvidos pela Audi e utilizados pela VW, Porsche e Skoda. Já a Porsche ficará responsável pelo desenvolvimento de componentes para os modelos maiores, a utilizar pela Audi, Bentley e Lamborghini. O gráfico mostra o posicionamento dos vários projetos e respetivos posicionamentos, sendo que o Artemis marcará o arranque da SSP em 2025.

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