Mini revela interior do novo Cooper Electric

Mini Cooper Electric

Próxima geração terá um ambiente minimalista, inspirado no Mini original, além de um som artificial do motor.

Depois de abril, ter mostrado imagens do exterior, a Mini mostrou agora o interior do próximo Cooper Electric, a lançar em 2024. O ambiente retro-futurista, assumidamente mais minimalista, da nova proposta remete para o Mini original de 1959, desenhado por Alec Issigonis. Esta nova geração será revelada na íntegra nos próximos meses.

Por dentro, o novo Cooper Electric conta ao centro com um ecrã tátil expansível, cujo desenho é inspirado no velocímetro presente em cada um dos Mini hatch desde o Austin Seven. Este ecrã projetará um novo sistema de infotainment específico para a Mini, dotado igualmente de um novo grafismo. Ao contrário do que é usual nos dias que correm, este sistema não será apoiado por nenhum painel de instrumentos. Em vez disso, surgirá no seu lugar um head-up display que exibirá informação importante para o condutor, nomeadamente a velocidade e navegação. Realce também para os padrões em LED distintos integrados no tablier, no qual continuam a constar alguns comandos físicos para a climatização. A escolha dos modos de condução é feita através de uma alavanca posicionada atrás do volante, que, por sua vez, passa a ser mais pequeno e com um visual mais desportivo, mantendo, ainda assim, alguns comandos de atalho. Já na consola central, existem dois porta-copos, duas tomadas USB-C e espaços para arrumação.

Neste interior descrito pela marca como sendo “imersivo”, destaque para as animações, sons e projeções. O novo Cooper elétrico contará, por exemplo, com uma “banda sonora” específica, como parte da experiência digital. Existirão quatro opções de experiência sonora: Core, Go-kart, Timeless e Balance, cada uma com um som específico sintetizado em resposta às acelerações. O Core poderá ser ouvido dentro e fora do carro, o que permite avisar os peões da presença do carro através de um tom descrito como sendo reminiscente do “calor irradiado pelo sol”. O Go-kart tem um som mais desportivo. O Timeless acrescenta elementos dos Mini a combustão. E, por fim, o Balance é baseado em sons da floresta em diferentes partes do dia e da noite, indo de um som de um ribeiro a correr, ao cantar de grilos ou ao vento a bater na copa das árvores.

O novo Cooper elétrico será construído na China e evoluirá a partir da nova plataforma de tração dianteira feita pela Spotlight Automotive, uma joint-venture da BMW com a Great Wall. Tem lançamento previsto para maio de 2024. A variante a gasolina será uma evolução do carro atual e será produzida em Oxford, no Reino Unido, embora conte com uma base diferente. Chega em julho do próximo ano.

Deixe um comentário

*