Nissan Z Nismo traz mais potência e aerodinâmica de pista

Nissan Z Nismo

Versão desportiva do coupé conta em exclusivo com caixa automática.

A Nissan revelou o Z Nismo, uma variante mais “afiada” do coupé Z que está disponível apenas com caixa automática. Contudo, traz mais potência, alterações ao nível do chassis, que lhe permitem curvar melhor, e uma estética específica.

O motor mantem-se o V6 3.0 biturbo do Z convencional, embora com alterações ao nível do sistema de arrefecimento e uma reprogramação que lhe permitem extrair mais 20 cv e 46 Nm, para um total de 425 cv e 471 Nm disponíveis entre as 2000 e as 5200 rpm. Já a caixa automática de nove velocidades conta com afinação específica da Nismo.

Este modelo de tração atrás e com diferencial autoblocante viscoso acrescenta jantes mais leves Rays de 19 polegadas específicas da Nismo com pneus Dunlop SP Sport Maxx GT600s, embora com mais 10 mm no eixo traseiro face à versão Z Performance. Por fora, esta versão desportiva sofreu ainda alterações de modo a melhorar sobretudo a prestação aerodinâmica. Assim, este Nismo conta com para-choques específicos à frente e atrás, assim como saias laterais e um spoiler traseiro. A frente mais baixa e com um lábio mais pronunciado é inspirada no antigo Fairlady 240ZG, havendo lugar ainda a entradas de ar funcionais. O resultado é um modelo 4 cm mais comprido face ao Z convencional. Num traseira inspirada no GT-R, este Z Nismo tem uma asa tripartida mais alta e mais larga, que ajuda, juntamente com as entradas de ar laterais, a melhorar a downforce.

A divisão desportiva da Nissan operou ainda modificações ao nível da suspensão e dos travões, acrescentando barras estabilizadoras, amortecedores recalibrados e molas mais firmes. O chassis mais rígido, mais propício para enfrentar um circuito, recebeu ainda em complemento reforços na parte inferior da carroçaria, na suspensão e na direção – o que contribuiu para uma rigidez torcional 2,5% superior. Os discos de travagem passam a ser de 38 cm à frente e de 35 cm atrás, com pinças de quatro e um êmbolo, respetivamente. Para gerir estes “upgrades”, a Nissan acrescentou um novo modo Sport+, específico para quem passa mais tempo em pista, oferecendo, entre outras, passagens de caixa 50% mais rápidas.

Adicionalmente, o Z Nismo adiciona bacquets Recaro e volante revestidos em couro preto e Alcantara, animações específicas na instrumentação e apontamentos em vermelho no interior. No exterior, pode ser encomendado em cinco cores: Passion Red TriCoat, Brilliant Silver, Black Diamond Pearl, Everest White Pearl TriCoat e Stealth Gray (esta última exclusiva da Nismo). O Z Nismo estará disponível no outono.

Deixe um comentário

*