Escassa procura vai “matar” o liftback G32 e não existe sucessor em vista.
A BMW confirmou o fim da produção do Série 6 Gran Turismo para o próximo outono. Após a reorganização de todo o Série 6, que fez com que o Série 6 Coupé, Cabrio e Gran Coupé se convertessem no novo Série 8, o Série 6 GT era o único sobrevivente. Este liftback, conhecido pelo nome de código, “irmão” dos Série 5 G30 e G31, será “vítima” do escasso sucesso comercial. Lançado em 2017 e atualizado em 2021, o 6 GT vendeu apenas 509 unidades no ano passado na Alemanha – um número muito baixo face aos seus parentes da Série 5, com o qual partilha a sua plataforma e motores (mais concretamente o 2.0 e o 3.0 turbodiesel e a gasolina). Já na primeira metade deste ano, o 6 GT teve o pior registo de vendas do emblema de Munique, com apenas 237 exemplares comercializados.
Um dos motivos apontados para este desfecho prende-se com o formato muito peculiar da carroçaria do Série 6 GT, pelos vistos não tão do agrado dos clientes particulares. Apesar de se assumir como uma alternativa mais em conta face ao Série 7 e de ser mais prático e espaçoso comparativamente com o Série 5 convencional, o 6 GT tem sido utilizado sobretudo como “shuttle” nalguns países europeus.
Quanto a sucessores, ainda nada é oficial para este que foi o sucessor do Série 5 GT, mas ao que tudo indica a BMW irá optar por algo semelhante ao que a rival Mercedes-Benz fez com o CLE. Esse cenário abre a possibilidade da mistura das versões coupé e cabriolet do Série 4 e Série 8 num só modelo numa nova Série 6.