GTI da VW vão continuar na era da eletrificação

Nova sigla GTI da VW

Regresso da sigla poderá comprometer o futuro dos recém-criados GTX.

A Volkswagen registou a patente de um novo símbolo GTI para a era da eletrificação, no qual substitui o “I” por um raio elétrico. Este passo poderá colocar em risco a continuidade da sigla GTX, que foi utilizada nas versões desportivas dos SUV ID 4 (mostrado em 2021) e ID 5, além da berlina ID 7.

Já em novembro de 2022, o CEO da VW admitiu à Autocar que “poderia não voltar a ser preciso recorrer ao símbolo GTX” nos modelos mais “mainstream” da marca nesta fase de transição para a eletrificação. Aliás, Thomas Schäfer admitiu mesmo que seria “uma loucura abandonar as designações GTI e R”.

Como tal, é possível que a marca de Wolfsburg mostre em breve um protótipo com o novo logo GTI, de modo a reforçar este rumo estratégico. É possível que o modelo em questão mantenha o já conhecido motor dianteiro e tração dianteira, mas que conte com o apoio de apenas um motor elétrico.

Acerca da sigla GTI em concreto, Schäfer não deixou dúvidas: “o Golf GTI sempre foi uma referência. E vamos mante-lo. Estamos a trabalhar num modelo desportivo eletrificado para manter viva a filosofia GTI”.

No que diz respeito aos R, o gestor assegurou que continuarão a ser as referências ao nível da performance, com tração integral.

A mudança de estratégia deve implicar também o fim da submarca ID, cujos modelos começarão a ser paulatinamente substituídos por versões elétricas do Golf ou do Tiguan, por exemplo. Recorde-se ainda que a nova estratégia, feita a pensar em manter o público tradicional e mais conservador da VW, obrigou ainda ao cancelamento do projeto ID.Life para dar lugar ao ID.2all, um hatchback de cinco portas elétrico descrito como sendo “tão espaçoso como um Golf e tão acessível como um Polo”. Este modelo previsto para 2026 tem assegurada uma versão desportiva GTI.

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