Mustang GTD é o Ford de estrada mais potente

Ford Mustang GTD

Nova derivação do “pony car” tem mais de 800 cv, suspensão “push-rod” e aerodinâmica ativa.

A Ford anunciou o Mustang GTD, uma versão de estrada do GT3 de competição. Este modelo de edição limitada com lançamento previsto entre o final de 2024 e o início de 2025 dispõe de uma suspensão adaptativa e, em opção, elementos de aerodinâmica ativa à frente e atrás. O preço de acesso arrancará nos 275 mil euros – sendo que o processo de compra será apenas através de seleção, algo similar ao que sucedeu com o Ford GT.

Com o nome GTD derivado do modelo que compete no IMSA GTD (os GT3 norte-americanos), este “super” Mustang conta com um motor V8 5.2 com compressor com uma potência acima dos 800 cv – o que faz com que seja o Mustang mais potente de sempre e o Ford de estrada mais potente da atualidade. O redline do motor é acima das 7500 rpm, sendo que este modelo conta com um escape em titânio e um sistema de válvulas ativas.

Para este GTD, a marca da Oval Azul optou por uma caixa transaxle de oito velocidades de dupla embraiagem no eixo posterior, o que contribui para uma distribuição de pesos na ordem dos 50-50. A ligar o motor e o transaxle encontra um veio de transmissão em fibra de carbono. Este modelo dispõe de um sistema Variable Traction Control com um Track Mode a possibilitar uma gestão da potência disponível e da intrusividade do controlo de tração. A suspensão semiativa permite ajustar a firmeza das molas e a altura ao solo, com amortecimento adaptativo. Este Track Mode possibilita rebaixar a altura ao solo até 40 mm. Este Mustang tem pneus de 325 mm à frente e com 345 mm atrás, com jantes forjadas em magnésio em opção em forma de Y similares às do GT3 de corridas. De série há travões carbocerâmicos da Brembo.

A carroçaria do GTD conta com vários elementos em fibra de carbono, nomeadamente o lábio dianteiro, o capot, arcos das rodas, soleiras das portas, tejadilho, tampa da mala e difusor traseiro. Em opção, há elementos na frente e na dianteira. Outro elemento opcional em carbono é o sistema de proteção da zona inferior da carroçaria e a asa traseira ativa.

Por dentro, o GTD tem revestimentos que misturam camurça Miko, couro e fibra de carbono. Em opção, há elementos em titânio impressos em 3D, nomeadamente as patilhas dos volante, o comando rotativo e a placa da matrícula – herdados de um avião de caça Lockheed Martin F-22.

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