Ruf Tribute é um 911 964 com novo motor 3.6 arrefecido a ar

Ruf Tribute

Novo modelo com chassis em fibra de carbono é uma homenagem aos 60 anos do Porsche 911.

A Ruf destacou-se na edição deste ano da Monterey Car Week, nos EUA. Não só porque apresentou o seu novo modelo de referência CTR3 Evo, um supercarro de motor central, mas também o R Spyder. Além disso, mostrou o Tribute, uma homenagem aos 60 anos do Porsche 911. Uma verdadeira ode ao 911 arrefecido a ar, com um toque moderno.

Feito com base no CTR Anniversary, o Tribute conta com um novo motor de seis cilindros boxer desenvolvido “em casa” por Alois Ruf Jr. Este motor 3.6 biturbo conta com quatro árvores de cames à cabeça e três válvulas por cilindros, com regulação e elevação variável das válvulas. A isso junta lubrificação por cárter seco, dois intercoolers, sistema de gestão do motor da Bosch e catalisador duplo. Além do mais, não há contacto entre o acelerador e o motor – utilizando tecnologia “fly-by-wire”. O resultado é um débito de 550 cv às 6750 rpm e 750 Nm às 4500 rpm (mais 40 cv que o SCR com motor 4.0 de seis cilindros naturalmente aspirado, embora menos 150 cv que o CTR Anniversary com o 3.6 biturbo).

No exterior, este “restomod” parece um 964 com carroçaria modificada, LED modernos e com uma pintura verde que contrasta com as jantes em tons acobreados com porca de aperto central e pinças de travão em amarelo. Tal como sucede com o CTR Anniversary e com o SCR, este Tribute evolui a partir de um chassis monocoque em fibra de carbono com arco de segurança integrado. A suspensão é de triângulos sobrepostos com amortecedores de ação direta e travões maiores. Resta saber se o Tribute será um exemplar único ou um modelo de edição limitada.

A Ruf trouxe ainda uma última surpresa: o BTR Twin (na última foto). Este modelo um pouco mais tradicional pretende marcar 40 anos do lançamento do BTR2. Desta vez, a opção recaiu por criar um 993 com motor 3.6 de seis cilindros boxer com dois turbos (em vez de um) para um débito de 550 cv e 680 Nm. A isso junta um diferencial autoblocante. Ao contrário do Tribute, este BTR Twin é feito com base num 993, acrescentando faróis e farolins em LED.

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