Ferrari Roma único homenageia sucesso no “Tour de France”

Ferrari Roma

“One-off” é um tributo à lendária corrida de automóveis que se disputou entre 1899 e 1986.

Graças ao programa Tailor Made, cada cliente da Ferrari pode personalizar o seu modelo até ao mais ínfimo pormenor. E o foi o que fez o dono de um Roma (o atual modelo de acesso à gama), que resolveu “vestir” o carro com as cores da bandeira francesa em jeito de homenagem aos sucessos da marca italiana no “Tour de France Automobile”, uma prova com mais de 2 mil quilómetros de extensão que se realizou entre 1899 e 1986. Esta prova era similar ao Mille Miglia, embora fosse dividida por etapas. O seu apogeu foi nos anos 1950 e início dos anos 60 que combinava troços em cidade com passagens por circuitos. Foi nessa altura, que a Ferrari se destacou com oito triunfos consecutivos na categoria de GT entre 1957 e 1964.

Neste caso, o grand tourer de Maranello recebeu uma pintura exterior em Bleu de France, combinando riscas em azul escuro, branco e vermelho no capot, tejadilho e no deck traseiro. Abaixo do logo da Ferrari no vão dianteiro surge o número 4 – utilizado por Jean-Claude Andruet na última vitória da marca italiana no “Tour” em 1982 aos comandos de um 308 GTB. As jantes de são de cinco raios duplos e as pinças de travão em amarelo.

O mesmo esquema de cores alusivo à bandeira francesa é transposto para o interior, com banco do condutor em vermelho Frau Cremisi e o do passageiro em Frau Blu Notte. Existem riscas brancas a decorar parte da consola central, aplicações em madeira e detalhes cromados, nomeadamente no comando da caixa. Os tapetes também são especiais, assim como a marca no volante com as cores da bandeira.

Recorde-se que o Roma tem um motor V8 3.9 biturbo de 620 cv às 7500 rpm e 760 Nm de binário, surgindo acoplado a uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades. Anuncia 0-100 km/h em 3,4 segundos e 0-200 km/h em 9,3 segundos, além de uma velocidade máxima acima dos 320 km/h.

Deixe um comentário

*