BMW M3 elétrico confirmado para 2027

Render do novo BMW M3 elétrico

Elétrico coexistirá com o modelo a combustão, que contará com uma versão modificada do atual motor a gasolina 3.0 de seis cilindros biturbo S58.

O responsável de desenvolvimento da BMW, Frank Weber, confirmou que o M3 elétrico será lançado em 2027. O novo modelo evoluirá a partir da plataforma Neue Klasse, podendo além da berlina (na imagem um render digital publicado pela Auto Express) ter uma variante carrinha.

Acerca do sistema propulsor a utilizar no novo M3 elétrico Weber diz que contará com quatro motores elétricos, um por roda. A plataforma permite chegar aos 1360 cv/1 megawatt. Esta nova ECU da BMW combina comandos para o controlo de estabilidade, grupo motopropulsor/bateria e do software do chassis numa única unidade de hardware. Segundo Frank van Meel, o patrão da divisão M, esta Neue Klasse permite desbloquear novas capacidades dinâmicas, tal como aconteceu no M5 com o sistema M xDrive. “No futuro, quando se fala de quatro motores elétricos, por exemplo, é necessário que a mão de Deus seja ainda mais forte. Nesse caso, não precisamos apenas da dinâmica lateral e longitudinal do ponto de vista do chassis [como acontece com o sistema M xDrive], mas também do motor. Tem de ser uma lógica centralizada, porque em pista queremos desacelerar até 1G ou mais, mas ao mesmo tempo queremos recuperar e ter a estabilidade correta”, acrescentou van Meel. “Não importa se travo com o ABS ou com os motores, porque os motores são mais rápidos do que o sistema hidráulico, mas é um pré-requisito para entrar numa nova era com veículos M e elétricos de alto desempenho. Significa que se pode conduzir este carro de uma forma nunca antes vista,” concluiu o homem-forte da M.

Além da versão elétrica, o novo M3 continuará a contar com uma versão a combustão, apresentando debaixo do capot uma evolução do motor 3.0 de seis cilindros em linha biturbo S58.

1 Comment

  1. Concordo em absoluto com a evolução dos desportivos mais radicais para 4 motores independentes.
    O triste foi o tempo já perdido pela BMW e o atirar para 2027. Devia ser algo já disponível, um produto demonstrativo do que sabem fazer.

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