Novo VW Tiguan traz PHEV com 100 km de alcance elétrico

VW Tiguan

Terceira geração do SUV tem ainda na gama opções “mild hybrid”, a gasolina e turbodiesel.

A Volkswagen estreou a terceira geração do Tiguan, que será lançada no início próximo ano. Aquele que é atualmente o modelo mais vendido da marca alemã a nível mundial recebeu elementos exteriores que o ligam ao elétrico ID.4, em especial a grelha dianteira fechada. O novo modelo tem 4539 mm de comprimento (30 mm a mais que o antecessor), 1639 mm de altura (mais 4 mm), 1842 mm de largura, mantendo os 2680 mm de distância entre eixos.

A nível de motores, este modelo de base MQB Evo traz duas opções híbridas plug-in eHybrid: uma com 204 cv e outra com 272 cv. Ambas utilizam uma bateria de 19,7 kWh de capacidade a proporcionar até 100 km de autonomia em modo elétrico. Num carregador AC consegue chegar aos 11 kW e numa tomada rápida aceita carregamentos até 50 kW. Existe ainda outra versão eletrificada “mild hybrid” eTSI que tem por base um motor 1.5 de quatro cilindros turbo aliado a um sistema de 48V, com desativação de dois cilindros, com opções de 136 e 150 cv. Os motores sem qualquer eletrificação também se mantêm na gama, sob a forma de um 2.0 de quatro cilindros turbo com 204 cv e 265 cv (ambos com tração integral 4Motion), além do 2.0 turbodiesel de quatro cilindros de 150 ou 190 cv (com tração dianteira e integral, respetivamente). Todos trazem de série a caixa de dupla embraiagem DSG, com o comando montado na coluna da direção – com seis velocidades nos híbridos plug-in e sete na restante gama.

A nível atualizações tecnológicas, destaque para as melhorias introduzidas no sistema de controlo adaptativo do chassis Dynamic Chassis Control Pro (similar ao do Golf GTI), que funciona com diferenciais eletrónicos e que permite eleger entre 15 configurações da suspensão. A isso junta molas de duas válvulas com um algoritmo de controlo adaptado. O resultado, segundo o fabricante, é uma melhoria da rigidez e da estabilidade.

Por dentro, a VW apostou num novo painel de instrumentos digital de 10,3 polegadas e num sistema de infotainment atualizado com ecrã de 12,9” de série (com opção de 15”). Em causa está o mesmo MIB disponível nos ID.4, ID.5 e ID.7, que além, de uma nova estrutura de menus mais intuitiva, possibilita efetuar atualizações “over the air”. É possível escolher entre os modos de visualização Classic, Progressive, Navigation e R-Line. Em geral, o visual é mais “clean” do que antes, trazendo novos materiais, comando iluminados, novas saídas de ventilação e mais espaço a bordo (mais 8 mm à frente e mais 10 mm em altura). A bagageira tem 652 litros de capacidade, mais 37 litros do que antes. Entre os sistemas de segurança destaque para o cruise control adaptativo, assistência em subidas, park distance control, lane keep assist, lane change assist, entre outros. Entre os opcionais, realce para o HUD que projeta informação no para-brisas, além do carregador para smartphone sem fios.

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