Protótipo de Saab coupé único vai a leilão

Saab EX Prototype

Produzido em 1997 por um fã da marca com apoio de fábrica, o EX tem 223 cv.

Em 1997, a Saab comemorou meio século de existência, e nessa altura um dos maiores fãs da marca sueca, Per Ekstrøm, decidiu fazer algo à altura da ocasião. Especialista em modificações de carroçaria, o norueguês criou um coupé feito com base no Saab 900 de segunda geração. O protótipo em questão foi feito com o apoio da fábrica da Saab, quer ao nível de design como na própria conceção do projeto. Aliás, para fazer este protótipo foram necessárias entre 3 a 4 mil horas de trabalho e a ideia inicial era utilizar o máximo de peças da própria marca, incorporando apontamentos que remetessem também para alguns modelos clássicos.

Por exemplo, a tampa da mala recebeu o vidro de um 900 cabriolet, o tejadilho foi rebaixado em 7 cm, a carroçaria foi alargada, a tampa do depósito de combustível mudou de posição e os arcos das rodas foram substituídos pelos de um CS 9000. O motor, por sua vez, é um 2.3 tubo de 223 cv.

Este modelo que regista atualmente 154 mil km percorridos será leiloado a 8 de outubro pela mão da Bonham’s. A leiloeira alega que este EX encontra-se em excelente condição, quer ao nível da carroçaria quer da pintura. O carro vem acompanhado de vários esquiços e de um modelo à escala 1/10. Estima-se que poderá ser arrematado por 90 mil euros.

Deixe um comentário

*