Último VW Golf GTI a gasolina trará novidades importantes

VW Golf GTI facelift

Facelift incluirá aumento de potência, modificações ao nível do chassis e um interior com alterações significativas.

A Volkswagen revelou recentemente o ID GTI concept, que abre caminho para um “hot hatch” elétrico feito com base no próximo ID 2. Mas, em jeito de despedida, o Golf GTI a gasolina ainda terá uma palavra a dizer, com um conjunto de alterações relevantes.

Segundo a Autocar, no próximo ano, por ocasião do facelift do Golf (Mk8.5), o GTI (nas imagens fotos da Autocar) receberá uma versão mais potente do motor 2.0 de quatro cilindros turbo EA888. Na versão base, o desportivo terá mais 20 cv, passando de 245 para 265 cv. Este incremento de potência permitirá reduzir o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h em 0,3 segundos para os 6 segundos. Já o binário subirá de 370 para 407 Nm. Estes números ficarão, assim, mais próximos de rivais como o novo Honda Civic Type R.

A acompanhar o incremento de potência, o modelo de base MQB Evo contará com alterações ao nível do chassis, de modo a conseguir melhor desempenho dinâmico e rolamento mais refinado. Tal como já se viu no Passat e no Tiguan, a evolução da plataforma aponta para mais rigidez do eixo posterior, o que ajuda a melhorar a performance em curva. A isso junta uma versão mais avançada da suspensão adaptativa DCC, que estreou precisamente no GTI atual. Este sistema chamar-se-á DCC Pro e contará, alegadamente, com um controlo da compressão e ressalto mais preciso dos amortecedores de duas válvulas, permitindo absorver melhor as imperfeições das estradas com mau piso, mesmo a curvar. Outro pormenor relevante é a possível continuidade da caixa manual de seis relações, muito por via da menor restrições face ao que era esperado inicialmente da regulamentação Euro 7 (cuja introdução está prevista para 2025). Esta versão poderá ter um “último fôlego” como alternativa à DSG de dupla embraiagem de sete velocidades.

Outro aspeto relevante neste facelift do GTI incide também num “upgrade” substancial do interior. Assim, tal como no Golf tradicional, o GTI incluirá um novo ecrã central tátil de 12,9 polegadas e um novo painel de instrumentos de 10,4”. Ambos contarão com uma nova disposição dos menus, maior velocidade de resposta e surgem com a promessa de serem mais intuitivos em termos de funcionamento. Em complemento, a marca de Wolfsburg apostará novos comando táteis iluminados para a climatização, o que facilitará sobretudo a regulação durante a noite. O volante contará comandos convencionais em vez da solução háptica. Por fim, o renovado Golf adotará melhores materiais.

No exterior, as mudanças cingir-se-ão sobretudo a mudanças nos para-choques e na assinatura luminosa.

Em 2026, o GTI fará 50 anos, o que significa que a VW poderá vir a lançar um modelo comemorativo na senda do Clubsport 45 de 2021. Este novo modelo contará com detalhes estéticos específicos, mais potência e mudanças no chassis.

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