Novo Skoda Superb tem PHEV com 100 km de alcance elétrico

Skoda Superb

Familiar checo continuará disponível no formato liftback e carrinha.

A Skoda revelou a quarta geração do Superb, que continuará a estar disponível no formato carrinha e liftback. Este último mantem como principais concorrentes propostas como o Peugeot 508, Mazda 6 e Toyota Camry, continuando com 2841 mm de distância entre eixos. Em ambos os formatos de carroçaria, o novo Superb é 15 mm mais estreito. Contudo, o liftback é 43 mm mais comprido e 12 mm mais alto do que antes, enquanto a carrinha é 40 mm mais comprida e 5 mm mais alta face à antecessora. A carroçaria de ambos os formatos foi trabalhada de modo a reduzir o efeito de arrasto: sendo agora o Cd de 0,23 (10% mais baixo) e de 0,25 na carrinha (menos 15%). As mudanças nas proporções contribuíram para um aumento do espaço em altura para os ocupantes da primeira e da segunda fila. Além disso, o volume da bagageira cresceu 20 litros para 645 litros no liftback e cresceu 30 litros para 690 litros na carrinha. As jantes vão de 16 a 19 polegadas. Há oito cores da carroçaria (seis delas novas: Purity White, Ice Tea Yellow, Cobalt Blue, Ebony Black, Carmine Red e Pebble Silver).

As linhas exteriores pouco mudaram, parecendo mais que estamos perante um facelift do que uma nova geração. Por dentro, as alterações são mais substanciais, com a remoção de quase todos os comandos físicos. O sistema de infotainment pode ter um ecrã de 10 ou 13 polegadas, dependendo do nível de equipamento. Já o painel de instrumentos digital de 10 polegadas é incluído de fábrica. Opcional é o head-up display – que surge pela primeira vez na gama Superb. A consola central passa a incluir três comandos rotativos com ecrãs de 1,25”. Estes Smart Dials podem ser programados ao gosto do cliente: os do lado de fora permitem ajustar o aquecimento dos bancos e a ventilação, mas também a temperatura do ar. Já o do meio permite regular o volume, os modos de condução, o ar condicionado, a velocidade da ventoinha e a direção do ar. O Smart Dial central é ladeado por botões convencionais para a ventilação do para-brisas, do aquecimento do óculo traseiro, a recirculação do ar e o ar condicionado automático.

A gama de motores é composta pelo 1.5 TSI mild hybrid a gasolina com 150 cv com tração dianteira, pelo 2.0 TSI de 204 e 265 cv (este último com tração integral), pelo Diesel 2.0 TDI com 150 cv de tração dianteira e 193 cv de tração integral. Qualquer um dos motores surge acoplado a uma caixa de dupla embraiagem DSG de sete velocidades. O punho da caixa foi reposicionado na coluna direção. Nova é a opção híbrida plug-in que combina o motor 1.5 a gasolina com um motor elétrico para um total de 204 cv, embora com uma caixa de dupla embraiagem DSG de seis relações. A bateria de 25,7 kWh de capacidade permite uma autonomia elétrica até 100 km e pode ser carregada até 50 kW (o que possibilita encher de 0 a 80% em 25 minutos).

No novo Superb são incluídas 28  soluções Simply Clever, incluindo uma chapeleira elétrica. O novo modelo recebe novos faróis LED matrix (com mais 40% alcance) e novos amortecedores adaptativos (de série na versão de topo Laurin & Klement). Esta versão de topo contempla ainda um sistema de som Canton com 14 altifalantes, bancos dianteiros com função de massagem e revestimentos específicos em couro.

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