Suzuki revela nova geração do Swift

Suzuki Swift

Modelo de produção mostrado no Japão é idêntico ao concept.

A Suzuki apresentou a quarta geração do Swift no Japão, mercado no qual o carro estará disponível com motores a gasolina e “mild hybrid”. A versão de produção do pequeno hatchback nipónico surge poucas semanas após a exibição de um concept no Japan Mobility Show. E as diferenças entre ambos são mínimas.

Como seria de esperar, o novo Swift traz algumas mudanças estéticas no exterior, um interior reformatado e um base atualizada, que possibilita a inclusão de um novo motor “mild hybrid”. Visualmente, o utilitário mantem quase tudo o que pode ser visto nos diferentes protótipos, incluindo as jantes, as cores e a decoração do interior. Destaque para os novos LED mais quadrados, para a grelha reconfigurada e para uma linha de cintura mais acentuada comparativamente com o antecessor. A principal diferença é no entanto a opção por puxadores convencionais nas portas traseiras. Nas versões híbridas, há uma grelha com moldura mais grossa e cromada e o logo específico. É possível escolher entre nove cores exteriores, quatro esquemas em dois tons (com pilares e tejadilho em preto). Em termos de dimensões, o novo modelo é quase do tamanho do antigo, apesar da atualização da plataforma Heartect: 3860 mm de comprimento, 1695 mm de largura, 1500 mm de altura e 2450 mm de distância entre eixos.

Por dentro, realce para o sistema de infotainment com ecrã tátil de 9 polegadas e para um tablier redesenhado com texturas em branco. Em vez de um tradicional painel de instrumentos, surge um pequeno ecrã entre os mostradores analógicos, tal como na geração anterior. Novidade são também os comandos da climatização, partilhados com outros modelos da Suzuki, e um espaço para colocar CDs na consola central, por cima do porta-copos e das várias tomadas USB. Por fim, passa a existir um travão elétrico com função “auto-hold”.

A nível de segurança, realce para a inclusão de um novo radar, para a câmara monocular e para o sensor ultrassons, o que contribui para melhorar as ajudas à condução. Novo é o Dual Sensor Brake Support II, que melhorou a capacidade de identificar carros, bicicletas, motociclos e peões. Existe também uma câmara monitorizadora omnidirecional, um sistema de identificação do ângulo morto e um aviso de transito cruzado na retaguarda.

No Japão estarão disponíveis as versões XG, Hybrid MX e Hybrid MZ. A novidade é o motor Z12E 1.2 de três cilindros, que promete ser mais eficiente e com melhor resposta de binário a baixos regimes. As especificações deste modelo ainda não foram reveladas. A inclusão do motor/gerador elétrico e de uma bateria permite reduzir o consumo face ao modelo anterior, segundo o fabricante. O Swift surge de série com uma nova caixa CVT, que promete ser mais leve, mais silenciosa e mais eficiente do que a anterior. Existem versões 4×2 ou 4×4. O Swift Sport tem lançamento previsto para 2025.

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