BMW regista patente para M3 elétrico

Render do novo BMW iM3

Previsto para 2027, o iM3 será feito com base numa plataforma que permite até 1360 cv.

A BMW registou a propriedade intelectual da designação iM3 a nível europeu e na Alemanha. Este nome aponta para um novo M3 100% elétrico, que será feito com base na plataforma Neue Klasse (NK). Em causa está uma berlina equipada com quatro motores, um por roda, cujo sistema permitirá um débito de potência até 1360 cv/1 megawatt de potência. A acompanhar estará um sistema inovador de controlo do chassis que promete uma dinâmica mais extrema do que nunca, segundo o fabricante. Uma das prioridades será baixar o peso do conjunto, o que será possível com a inclusão de elementos em fibra de carbono, mas também com a remoção de material de insonorização, por exemplo, mantendo igualmente as baterias o mais leve possível.

A nível estético, a marca bávara aproveitará a nova arquitetura para explorar um design mais minimalista (tal como é possível constatar no “render” digital publicado pela Autocar). Aliás, o protótipo radical apresentado no Salão de Munique deste ano já deu algumas pistas de como poderá ser a próxima geração do Série 3.

Segundo o InsideEVs, o novo iM3 tem lançamento previsto para 2027, e durante algum tempo conviverá com a versão a combustão – cujo motor de seis cilindros S58 tem continuidade assegurada até depois de 2030. À Autocar, Frank van Meel, o “homem forte” da BMW M disse, a propósito da transição para a eletrificação, que “pelo feedback que temos, 90 a 95% dos clientes não querem saber do motor. Querem apenas um carro M.” Já durante o Salão de Munique, o responsável de vendas do emblema de Munique, Pieter Nota, afirmou à mesma fonte que “basta ver o sucesso do i4 M50 e do i7 M70, para percebermos que a M continuará no centro das operações da marca na era da eletrificação. Estes produtos M têm um efeito como referência na gama, o que é ambicioso”.

Deixe um comentário

*