Renault poderá ajudar VW a construir elétrico de 20 mil euros

Render do próximo "mini" VW elétrico

À luz desta possível parceria o projeto do ID.1/2 poderá vir a ser lançado apenas em 2026.

A Volkswagen vem falando dos planos para lançar um elétrico abaixo dos 20 mil euros há já alguns anos. Contudo, no mês passado o CEO Oliver Blume mostrou-se pouco convicto da viabilidade financeira deste projeto, numa fase em que o emblema de Wolfsburg procura equilibrar as suas contas. Agora, segundo o Handelsblatt, uma parceria com a Renault poderá vir a ser a solução para a materialização deste “mini” elétrico da VW (na imagem, um “render” da Carscoops) – um possível ID.1/2 que será um “irmão” do novo Twingo elétrico.

As conversações ainda estão numa fase inicial e só avançará se mostrar ser competitiva para ambas as partes. Este tema é bastante sensível uma vez que também a Renault procura recuperar financeiramente, nesta fase de transição elétrica. A VW estabeleceu poupar 10 mil milhões de euros até 2026 e a Renault quer reduzir os custos de produção em 50% através da utilização de inteligência artificial. Na Europa, o preço médio de um elétrico é atualmente superior a 65 mil euros – um valor acessível a apenas algumas bolsas. Como tal, os construtores estão focados na redução do preço e o futuro para corresponder com produtos mais acessíveis poderá passar por joint-ventures como esta.

Neste caso, a união entre VW e Renault prevê a produção entre 200 e 250 mil unidades por ano destes elétricos abaixo dos 20 mil euros. A VW não quis comentar esta notícia.

Deixe um comentário

*