Fábrica de Munique da BMW diz adeus à combustão em 2027

BMW Neue Klasse

Mítica fábrica alemã dedicar-se-á exclusivamente à construção de carros elétricos.

A BMW revelou que construirá a berlina elétrica Neue Klasse em Munique a partir de 2026. No final de 2027, a referida fábrica cessará a produção de modelos a combustão. A história da fábrica mais conhecida do emblema bávaro começou em 1952 com a produção do 501, o seu primeiro modelo. A transição para a eletrificação da referida fábrica já teve início em 2015, altura em que de Munique saíram os primeiros Série 3 PHEV. Desde 2021, o 100% elétrico i4 é também produzido nessas mesmas instalações.

Para a reestruturação da sua principal fábrica – que decorrerá sem que a produção atual seja interrompida -, a BMW investiu 650 milhões de euros – naquela que será a primeira fábrica do grupo a transitar para a eletrificação pura. Para o efeito, serão construídos quatro novos edifícios, nos quais serão incluídas novas linhas de produção e uma nova zona de produção de carroçarias. A próxima iFACTORY deverá ser a de unidade de produção localizada em Debrecen, na Hungria, onde provavelmente será feito o substituto do iX3 e as baterias de alta voltagem compatíveis com uma arquitetura elétrica de 800V. A produção de modelos com a nova plataforma será também alargada ainda à China e ao México.

Em 2023, a BMW bateu um recorde na sua fábrica de Munique conseguindo produzir perto de mil carros num só dia – sendo que cerca de metade são eletrificados.

Com estas alterações estratégicas, a produção de motores será interrompida durante 2023 em Munique, tendo a mesma transitado para Hams Hall (no Reino Unido) e Steyr (na Áustria).

Deixe um comentário

*