Elétricos de topo Stellantis serão tão potentes como os Hellcat

Stellantis STLA

Base STLA Large, que será utilizada na Europa no Jeep Wagoneer S, mas também em Alfa Romeo e Maserati, promete autonomia até 800 km.

A Stellantis revelou que a sua nova plataforma STLA Large para carros elétricos permite acomodar baterias suficientes para um alcance máximo até 800 km, além de encaixar motores com “pulmão” de nível equivalente ou superior aos V8 dos modelos Hellcat.

Com componentes partilhados com a STLA Medium, a versão Large da nova base foi feita para os carros maiores do grupo Stellantis, entre 4,76 e 5,13 metros de comprimento. Apesar de ser feita de raiz para elétricos, esta plataforma permite também acomodar um sistema híbrido, sendo compatível com modelos de tração dianteira, traseira e integral. Além das versões 100% elétricas, a Stellantis terá versões com motores de seis cilindros em linha biturbo e 2.0 de quatro cilindros turbo. A sua flexibilidade permite-lhe criar crossovers, SUV, mas também berlinas dos segmentos D e E. O foco destas criações será sobretudo o mercado norte-americano, mas a Stellantis já confirmou que a base STLA Large também será utiliza na fábrica de Cassino, em Itália, para produzir modelos da Alfa Romeo e da Maserati. No caso da Alfa Romeo estaremos perante um novo SUV de referência da gama, um potencial rival do BMW iX, e um Giulia elétrico, sendo que da Maserati haverá um Levante elétrico. Dará igualmente origem a um “muscle car” da Dodge e ao SUV Wagoneer S da Jeep, que será um modelo global. Ao todo, a plataforma dará origem a oito modelos, incluindo pelo menos um Chrysler, até ao final de 2026.

A título de exemplo, os modelos da Alfa Romeo beneficiarão de um foco na alta performance e na dinâmica da condução, incluindo diferenciais autoblocantes, desacoplamento das rodas traseiras e permitindo acelerações de 0 a 100 km/h na casa dos 2 segundos. Já os Jeep procurarão manter as suas fortes credenciais fora de estrada, uma vez que a plataforma permite oscilar entre 140 e 287 mm de altura ao solo.

A base STLA Large foi otimizada em termos de peso e rigidez, com os seus componentes a ser utilizados de forma a permitir o máximo de espaço no interior (com distâncias entre eixos a oscilarem entre 2870 e 3075 mm). Outro objetivo é aumentar a eficiência e a autonomia, sendo que para o efeito serão utilizados “e-axles”, eixos compactos que incluem os motores, inversores e a caixa de velocidades. Inicialmente estará disponível uma arquitetura elétrica de 400V, mas mais tarde existirá a opção de 800V, permitindo carregamentos até 270 kW. A bateria maior disponível terá 118 kWh de capacidade, permitindo autonomia máxima até 800 km nos modelos aerodinamicamente mais aprimorados.

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