Red Bull prepara hipercarro V10 com mais de 1000 cv

RB17

Previsto para 2026, o híbrido RB17 terá 15.000 rpm e pesará menos de 900 kg.

A Red Bull anunciou mais informações acerca do seu primeiro modelo de produção: o RB17. Trata-se de um hipercarro previsto para 2026 que será desenvolvido pela Red Bull Advanced Technologies. Este potencial concorrente do Mercedes-AMG One e do Aston Martin Valkyrie terá o dedo de Adrian Newey, designer e engenheiro da F1.

Apesar de inicialmente ter previsto um motor V8 biturbo, o novo hipercarro tem agora confirmado um bloco V10 naturalmente aspirado capaz de atingir 15.000 rpm. Integrado num sistema híbrido, este motor capaz de debitar cerca de 1000 cv, terá a ajuda de um motor elétrico responsável por mais 200 cv. Os engenheiros estão a apontar para um peso inferior a 900 kg – um valor inferior ao de um Mazda MX-5. Está previsto que este venha a ser um dos carros mais aerodinâmicos de sempre, com tempos em pista similares aos de um F1, segundo Newey. O RB17 será capaz de gerar 1700 kg de “downforce” a 241 km/h e 900 kg a 193 km/h.

Este hipercarro de dois lugares promete ser mais espaçoso que o Valkyrie, sobretudo no que diz respeito ao espaço para as pernas. Contará ainda com uma suspensão ativa e pneus Michelin desenvolvidos especificamente para o efeito.

O RB17 (que ainda não se sabe se será um modelo habilitado a andar em estrada) tem apresentação prevista para o próximo verão, sendo que os testes em pista arrancarão no final de 2025. A produção, a arrancar em 2026, será limitada a 50 unidades – com os donos do carro a terem direito a utilizar um simulador da Red Bull F1. O preço rondará os 5,8 milhões de euros, antes de impostos.

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