BMW revela Série 5 Touring com inédita variante elétrica

BMW i5 Touring

Sexta geração da carrinha traz opção mais potente tem 601 cv e mala com 570 litros de capacidade.

A BMW mostrou a variante carrinha Touring (G61) do novo Série 5. Sem grandes novidades do ponto de vista estético, comparativamente com a berlina, a grande novidade nesta sexta geração é a introdução de uma inédita variante elétrica i5 Touring, que complementa a gama “mild hybrid” a gasolina e Diesel e as já conhecidas opções PHEV. Com lançamento previsto para maio, a nova Touring tem as mesmas dimensões da berlina: 5,06 metros de comprimento (mais 10 cm do que a antecessora), 1,90 m de largura (mais 3 cm), 1,52 m de altura (mais 2 cm), além de 3 m de distância entre eixos (mais 2 cm entre eixos). Este aumento de dimensões beneficiou o espaço interior e a bagageira que agora é de 570 litros (mais 10 litros do que na geração anterior), extensível a 1700 litros com o rebatimento da segunda fila (rebatível de série na proporção 40:20:40). As versões eletrificadas não perdem espaço na mala uma vez que as baterias estão colocadas debaixo do piso.

Esteticamente, a nova Série 5 Touring segue as mesma linhas modernas da berlina. Destaque para a grelha proeminente, para a linha de cintura elevada e pilares traseiros mais inclinados. A principal diferença entre ambos os formatos de carroçaria incide nos farolins, que no caso da carrinha são mais recuados, permitindo que o friso cromado que os atravessa assuma a caraterística forma de L dos modelos da marca de Munique. A isso junta inserções específicas no para-choques, que conferem a este modelo uma aparência mais larga e mais robusta. As jantes de série são de 18 e 19 polegadas, havendo a opção de 21 polegadas. Opcionais são também os packs M Sport, M Sport Pro e M Carbon Exterior.

Por dentro, pouco muda face ao Série 5 convencional: há um ecrã curvo que inclui o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e o ecrã central tátil de 14,9”, um volante de fundo plano, um punho da caixa curto e um seletor dos modos de condução na consola central (que permite eleger entre o modo standard, M Sport, M Sport Edition e M Peformance). Entre as opções existe o teto panorâmico em vidro, os revestimentos em couro BMW Individual Merino, além do sistema de som Bowers & Wilkins premium com 18 altifalantes.

A gama da nova Touring é formada pelo 520d um Diesel “mild hybrid” de 197 cv e 400 Nm debitados de um motor 2.0 de quatro cilindros turbo, sempre acoplado a uma caixa automática de oito velocidades e com versões com tração às duas e quatro rodas. A isso junta duas opções 100% elétricas, que partilham a bateria de 81,2 kWh de capacidade: o i5 eDrive40 com 340 cv/250 kW e 430 Nm, que promete até 560 km de autonomia (WLTP), além do i5 M60 xDrive de tração integral que chega aos 601 cv e 820 Nm, além de até 506 km de alcance. Esta que é, para já, a referência da gama anuncia 0-100 km/h em 3,9 segundos e uma velocidade máxima de 230 km/h. A i5 Touring pode ser carregada a 11 kW AC (ou 22 kW em opção no M60) ou 205 kW DC. Conta com um modo “Max Range” que permite melhorar a autonomia em 25%, reduzindo para o efeito a performance e os índices de conforto. Meses mais tarde a gama será enriquecida com a versão 540d xDrive com um motor de seis cilindros, além dos híbridos plug-in a gasolina 530e e 530e xDrive. Ainda este ano chegará também o M5 híbrido plug-in no formato sedan e carrinha.

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