Atualização do hipercarro é exclusiva para pista e traz uma configuração “open-top” que permite aumentar a “downforce” em 5%.
A Pagani revelou o Huayra R Evo, uma versão atualizada da versão R lançada em 2021. Para o efeito, a marca italiana dotou o hipercarro de uns painéis amovíveis no tejadilho que permitem melhorar a prestação aerodinâmica.
O novo carro traz uma versão mais potente do motor V12 6.0 naturalmente aspirado, agora com 900 cv e 770 Nm – mais 50 cv e 20 Nm do que antes. Além disso, o “redline” é atingido às 9200 rpm (em vez das 9000 rpm). Este aumento dos números foi possível graças a um novo desenho do coletor de admissão, das novas árvores de cames e de um sistema de escape modificado. Entre o motor e as rodas traseiras encontra-se uma caixa sequencial de seis velocidades de apenas 80 kg que a Pagani desenhou em conjunto com a HWA AG para os modelos de competição, que surge aparafusada diretamente no chassis em fibra de carbono.
A acompanhar surge uma suspensão de triângulos sobrepostos em alumínio forjado, molas helicoidais e amortecedores controlados eletronicamente. Acrescentou ainda ao conjunto um amortecedor que evita oscilações em curva. Este carro, cuja velocidade máxima é de 350 km/h, vem equipado com uns pneus slick Pirelli P Zero de medida 280/680 R19 à frente e 345/725 R20 atrás. Na sua companhia estão uns travões carbocerâmicos novos da Brembo com discos ventilados e pastilhas de competição.
O R Evo recebeu um tratamento “codalunga” (long-tail), com um lábio dianteiro mais pronunciado em 10 cm, que integra entradas de ar suplementares. A isso junta uma traseira 19 cm mais comprida, com uma barbatana central a auxiliar a asa traseira sobredimensionada. Estas alterações do kit aerodinâmico permitiram aumentar a “downforce” em 45% – sendo que na configuração “open-top” é possível ter 5% extra, graças a uma carga vertical adicional à frente e atrás. A 320 km/h, o R Evo gera mais “downforce” do que o seu peso (1060 kg – menos do que um Mazda MX-5).
Por dentro, realce para o material antifogo, para o cinto de segurança de seis apoios e bancos com apoios de cabeça em fibra de carbono e proteção lombar adicional.
Este modelo de pista, que demorou dois anos a fazer, atinge a mesma performance de um LMP2, segundo a marca.