Francês Quarkus P3 vai correr em Pikes Peak

Quarkus P3

A apoiar a start-up que construiu este supercarro está o piloto detentor do recorde na prova: Romain Dumas.

A Quarkus foi criada em 2020 e desde essa altura tem desenvolvido os seus projetos sob uma certa aura de mistério. Sabe-se que a start-up quer lançar o desportivo de motor central e que o levará a Pikes Peak. Aliás, o objetivo é utilizar a famosa rampa como uma espécie de desenvolvimento do seu P3 que terá 220 kW/299 cv. Para o efeito, o projeto conta com o apoio do atual detentor do recorde da prova (obtido em 2018 com o VW ID R): o seu compatriota Romain Dumas.

Para além disso, pouco mais se sabe sobre o P3. Existem alguns “renders” criados por computador e sabe-se que o motor é um 1.0 de quatro cilindros “mild hybrid”. O peso do conjunto é de sensivelmente 600 kg, utilizando um chassis de carbono, Kevlar e titânio, combinado com uma carroçaria em fibra de carbono. O resultado é uma potência específica com apenas 493 kg por tonelada. Face aos protótipos existentes, a Quarkus vai correr em Pikes Peak com um kit aerodinâmico mais elaborado, com uma asa traseira ativa e entradas de ar adicionais.

Estima-se que o P3 competirá na edição deste ano de Pikes Peak, em junho. Ao volante estará Bruce Jouanny, um piloto com mais de 20 anos de experiência.

Deixe um comentário

*