Porsche Panamera ganha duas versões PHEV com motor V6

Porsche Panamera E-Hybrid

4 E-Hybrid traz 470 cv e o 4S E-Hybrid alcança uma potência conjunta de 544 cv.

Depois de nos brindar no lançamento com uma nova versão de topo Turbo E-Hybrid de 680 cv (de base V8), a Porsche revelou mais duas variantes híbridas plug-in do novo Panamera. Ambas as versões, 4 E-Hybrid e 4S E-Hybrid, contam com um motor V6 2.9. A primeira reúne 470 cv e 650 Nm do conjunto PHEV e a segunda alcança uns mais expressivos 544 cv e 750 Nm. Em comparação com o modelo anterior, há um ganho de 8 cv na versão 4 e menos 16 cv no 4S. Ainda assim, a nível de performance, o 4 E-Hybrid consegue efetuar acelerações de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e o 4S E-Hybrid cumpre a mesma tarefa em 3,7 segundos. A velocidade máxima é de 280 e 290 km/h, respetivamente.

Desta vez, o motor elétrico instalado na caixa de dupla embraiagem PDK debita 190 cv, mais 54 cv do que no anterior. Estes novos híbridos contam com uma bateria de 25,9 kWh de capacidade bruta, mais 45% do que antes, permitindo um alcance elétrico até 96 km no ciclo urbano, segundo a marca. Além da maior, o pack de baterias vem acompanhado de um carregador de bordo de 11 kW, o que ajuda para carregamentos mais rápidos: 2 horas e 30 minutos, para encher a bateria por completo. Existem à disposição os modos E-Hold (que mantem a carga da bateria), E-Charge (que utiliza o motor térmico para carregar a bateria), Hybrid Auto (que, automaticamente, pode utilizar apenas energia elétrica em cidade, por exemplo) e o E-Power (100% elétrico).

Entre a lista de equipamento destaque para as portas de encerramento suave, bancos com 14 níveis de ajustamento, volante aquecido e assistente de mudança de faixa. O 4 E-Hybrid traz faróis em LED Matrix de fábrica, mas as pinças de travão em preto e as jantes de 19 polegadas são opcionais. Já no 4S E-Hybrid há jantes de 20 polegadas AeroDesign acompanhadas de pinças de travão com 10 êmbolos em vermelho ou verde fluorescente. Entre as opções destaque para o pack PCCB com travões carbocerâmicos e discos de 440 mm à frente, embora este obrigue a ter jantes de 21 polegadas. Por sua vez, o sistema de amortecimento pneumático adaptativo PASM e as molas com tecnologia de duas válvulas são de série em qualquer uma das versões. Há, no entanto, a possibilidade de um upgrade para um sistema hidráulico de acionamento elétrico Active Ride, apoiado no sistema elétrico de 400V, que permite reduzir os movimentos da carroçaria em curva, ajustando o amortecimento 13 vezes por segundo, além da possibilidade de regulação da suspensão em altura. O 4 tem ainda a possibilidade incluir quatro rodas direcionais, o Remote ParkAssist e um ecrã para o “pendura”.

Por cá, o Panamera 4 E-Hybrid começa nos 133.019 euros e o Executive nos 144.757 euros. Já o 4S E-Hybrid arranca nos 148.796 euros. As entregas arrancarão no segundo semestre deste ano.

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