Pininfarina Enigma GT é um híbrido a hidrogénio

Pininfarina Enigma GT

Estudo futurista combina um motor V6 turbo que utiliza o hidrogénio como combustível com um motor elétrico.

A conhecida casa de design Pininfarina resolveu surpreender e apresentar virtualmente o futurista Enigma GT no Salão de Genebra. Este protótipo “hi-tech”, que tem como ideia principal “o prazer de condução no dia-a-dia”, é um grand tourer com uma cobertura de grandes dimensões, através da qual os ocupantes podem aceder o interior que possui uma disposição 2+2. Mas, mais importante do que isso, é o sistema híbrido de tração integral que reúne os préstimos de um motor V6 2.5 turbo com 442 cv (a enviar potência para as rodas traseiras) que opera através da queima de hidrogénio e de um motor elétrico com 272 cv (que fica responsável pelo movimento das rodas da frente). Segundo os responsáveis da marca, este GT será alvo de uma evolução e apresentado como modelo de real no próximo ano – coincidindo com os 95 anos da Pininfarina.

O exterior do Enigma GT tem uma silhueta baixa, com uma superfície vidrada única, barras em LED afiladas à frente e atrás, jantes sobredimensionadas e umas linhas esculpidas ao estilo clássico da Pininfarina. Estamos perante um modelo com 4580 mm de comprimento, menos 140 mm do que um Tesla Model 3, embora com uma distância entre eixos de 2880 mm. O “layout” é típico de um desportivo de motor central, o que favorece não só a componente aerodinâmica mas também o espaço interior. O coeficiente aerodinâmico é de 0,24, com a ajuda de uma grelha ativa, defletores nas rodas da frente, na zona inferior da carroçaria e na traseira.

Por dentro, realce para o ecrã transparente OLED ao centro do tablier que é combinado com um projetor de realidade aumentada no para-brisas, equipado com inteligência artificial. O volante multifunções tem uma forma invulgar que pretende replicar um “aperto de mão de uma máquina inteligente e amistosa”. Os bancos são revestidos de materiais sustentáveis e há até elementos do sistema propulsor propositadamente à vista. Por fim, realce para o sistema de condução autónoma.

O sistema traz um depósito de 9 kg de hidrogénio e uma bateria de 10 kWh de capacidade, suficientes para um alcance máximo até 550 km. Ao mesmo tempo, este GT promete acelerações de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos, tendo uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h.

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