Nissan poderá financiar Fisker

Fisker Alaska

Japoneses injetarão capital na empresa norte-americana em troca do acesso à plataforma da pick-up Alaska.

A Fisker terminou a semana a anunciar que suspendeu o desenvolvimento do elétrico compacto Pear, devido às perdas financeiras de 428 milhões de euros registadas no último trimestre de 2023. Em consequência disso, o CEO da marca norte-americana Henrik Fisker veio dizer que está à procura de parceiros para ajudar a recuperar as contas e reduzir custos. Esta parceria poderá incluir investimento na Fisker, a formação de uma joint-venture para desenvolver de uma ou mais plataformas de carros elétricos.

Pois bem, de acordo com a Reuters, citando fontes anónimas, é a Nissan a marca que está em negociações com a Fisker. Ao que tudo indica, os nipónicos estão dispostos a investir 369 milhões de euros na Fisker, em troca de acesso à plataforma da pick-up Alaska (na imagem). Além disso, a Nissan produzirá o Alaska numa das suas fábricas nos EUA, juntamente com um modelo idêntico da marca nipónica.

Na semana passada, o responsável financeiro da Fisker, Geeta Gupta-Fisker tinha dito que o desenvolvimento da Alaska dependia de um acordo com outro construtor.

Atualmente, a Fisker mantem algum capital para produzir o SUV Ocean, que está a ser feito pela Magna Steyr, na Áustria. Em 2023 já foram vendidas 10.193 unidades do Ocean.

Deixe um comentário

*