Viritech cria sistema “plug-and-play” a hidrogénio

Sistema FCEV da Viritech

Módulo configurável combina pilha de combustível e um pack de baterias que alimentam um motor elétrico capaz de produzir até 272 cv.

Os ingleses da Viritech anunciaram um módulo propulsor “plug-and-play” a hidrogénio. Passível de ser utilizado em carros convencionais, comerciais ligeiros, camiões ou noutro tipo de viaturas, este módulo adaptável chamado VPT60N consiste numa pilha de combustível, num depósito de hidrogénio, num pack de baterias, num motor elétrico e numa transmissão. O grupo-alvo da Viritech são os OEM, os fornecedores Tier-1 e investigadores dedicados ao desenvolvimento de FCEV (tecnologia da pilha de combustível/fuel cell). O módulo pode ser utilizado numa forma não-homologada em protótipo, embora a Viritech esteja também disponível para ajudar a desenvolver e a integrar o mesmo em produtos FCEV homologados. Como tal, a bateria e os depósitos de hidrogénio podem ser de dimensões padronizadas ou personalizadas de acordo com a situação, de modo a poderem ser compatíveis com qualquer tipo de viatura.

A pilha de combustível com 60 kW está ligada a um depósito de hidrogénio com 350 bar que pesa 6 kg. A energia é armazenada num pack de baterias de 16 kWh (400V), que conta com um sistema de gestão do sistema e componentes para o seu arrefecimento. Já o motor debita até 272 cv/200 kW e 4100 Nm.

A Viritech diz que depois do VPT60N, em breve será lançada uma família de motores FCEV. Entre os parceiros está a Briggs Automotive Company, que está a desenvolver uma versão FCEV do BAC Mono. Já em 2022, a Viritech mostrou o protótipo do supercarro a hidrogénio Apricale com desenho da Pininfarina. No ano passado, a empresa lançou uma campanha de “crowdfunding”.

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