Novo Mercedes-AMG GT43 traz motor de quatro cilindros

Mercedes-AMG GT43 Coupé

Versão de acesso do coupé tem 421 cv, tração traseira e é 120 kg mais leve, o que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos.

Depois de apostar num motor de quatro cilindros para o roadster SL em 2022, a Mercedes-AMG decidiu apostar no mesmo 2.0 no coupé equivalente. O novo GT43 serve de opção de acesso à gama, em alternativa V8 presente no GT63. Além disso, troca a tração integral pela tração traseira.

Esta versão GT43 assume-se mais como uma opção grand tourer de 2+2 lugares do que assumidamente um desportivo. Ainda assim, tal como sucede no SL43, traz o mesmo turbo elétrico com tecnologia similar ao que é utilizado na F1. O novo coupé tem, no entanto, 421 cv, mais 40 cv que o SL equivalente. A isso junta 500 Nm de binário, mais 20 Nm que o SL43. No caso do GT43, a AMG optou por um sistema “mild hybrid” que possibilita um “overboost” temporário de 14 cv. A gestão da potência é feita através de uma caixa de dupla embraiagem de nove velocidades. Com 1775 kg (120 kg mais leve face ao GT63 de motor V8), o coupé consegue assim acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos (ainda assim longe dos 3,2 seg. do GT63), anunciado uma velocidade máxima de 280 km/h. Segundo a Mercedes-AMG esta versão GT43 permite ainda uma distribuição de pesos mais equilibrada.

Visualmente, distingue-se pela grelha dianteira mais pequena, para-choques reconfigurado, arcos das rodas mais estreitos que no V8, além das jantes de 19 polegadas à frente e de 20” atrás. O GT43 conta de série com uma configuração de dois lugares, havendo a opção 2+2. As quatro rodas direcionais são também opcionais – permitindo girar as rodas traseiras na direção oposta das dianteiras a velocidades até 100 km/h e na mesma direção a velocidades elevadas.

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