Volvo produz último Diesel

Último Volvo Diesel

Derradeiro modelo produzido foi um XC90, que irá para o museu da marca sueca.

A Volvo cumpriu o prometido e acabou com os motores Diesel. O último modelo a gasóleo a sair da fábrica de Torslanda, na Suécia, foi ontem (26 de março) um XC90 (nas imagens, em azul). Este modelo, equipado com um motor 2.0 de quatro cilindros turbodiesel, será colocado no museu da Volvo, em Gotemburgo, a partir de 14 de abril, em jeito de conclusão de um ciclo que começou há 45 anos.

A história dos Diesel da Volvo começou com o 244 GL D6, que curiosamente não tinha um motor produzido internamente, mas antes um seis cilindros naturalmente aspirado emprestado pela VW/Audi. Só a partir de 2001 é que a Volvo começou a produzir os seus próprios motores a gasóleo, mais concretamente um cinco cilindros feito em Skövde. Em 2017, a Volvo anunciou que iria descontinuar os modelos Diesel. O passo seguinte será retirar por completo os modelos a combustão da gama da Volvo, uma vez que o objetivo é ter uma gama 100% elétrica no final da presente década. A Volvo lançou recentemente o EX30, um crossover elétrico, e em breve apostará num SUV elétrico EX90.

Segundo a ACEA, o mercado dos Diesel na Europa caiu de 16,4 para 13,6% de 2022 para 2023. Por sua vez, os elétricos representaram 14,6% da quota de mercado no Velho Continente no ano passado.

Deixe um comentário

*