Toyota GRMN Yaris posto à prova em Nürburgring

Toyota GRMN Yaris

Antes da estreia, o novo “pocket rocket”, que terá mais de 300 cv, foi testado por Akio Toyoda.

O GR Yaris foi atualizado no início deste ano – beneficiando de um aumento de potência, um interior melhorado e algumas alterações visuais -, mas a Toyota ainda tem “na manga” o regresso da versão de alta performance GRMN Yaris. Esta variante mais “extrema” foi agora “apanhada” em testes no circuito de Nürburgring, na Alemanha, tendo nem mais nem menos ao volante o seu chairman Akio Toyoda. Especialmente concebida para brilhar em pista, a versão GRMN poderá ser de produção limitada – tal como a original, lançada em 2022 exclusivamente para o mercado japonês, restrita a 500 unidades.

Além de seguir ao volante, Toyoda também esteve no lugar do “pendura”, mostrando o seu empenho da tarefa em contribuir para o desenvolvimento deste carro junto da sua equipa de engenheiros. O protótipo deste GRMN Yaris (aqui em fotos publicadas pela Carscoops) surge pintado de branco, o que significa que deverá visualmente próximo do antecessor, acrescentando igualmente um pack aerodinâmico específico que o distinguirá do GR Yaris convencional. Na dianteira contará com um para-choques distinto, com entradas de ar adicionais, o que obrigará a um reposicionamento da placa de matrícula. A isso juntará um lábio dianteiro em fibra de carbono mais pronunciado. O capot parece não ter uma entrada de ar e uma zona de fibra de carbono em bruto como o GRMN Yaris anterior, mas continua a ter uma protuberância ao centro e patilhas para abertura rápida do capot. De perfil, realce para as saias laterais mais pronunciadas com barbatanas integradas. Já na traseira existe uma asa traseira caraterística, com suportes “pescoço de cisne” no spoiler traseiro de ajustamento manual. O apontamento final são as jantes forjadas pretas de 18 polegadas e travões maiores, com pinças Endless. Por fim, em complemento à atualização visual, os engenheiros da Gazoo Racing terão optado por uma afinação mais agressiva do chassis.

Para já, ainda não se sabe se haverá um aumento de potência do conjunto propulsor, que no caso do GR Yaris tem 305 cv e 400 Nm debitados do motor 1.6 de três cilindros turbo a gasolina. Contudo, é certo que as mudanças aerodinâmicas e no chassis potenciarão a performance em pista destes GRMN, além de aumentarem o envolvimento da condução em estrada. Está previsto que o GRMN Yaris faça a sua estreia oficial ainda este ano, sendo que a chegada ao mercado só deverá acontecer em 2025.

Deixe um comentário

*