Novo BMW M4 CS tem 550 cv

BMW M4 CS

Posicionado entre o M4 Competition e o CSL, o novo desportivo traz tração integral e caixa automática.

A BMW revelou o novo M4 CS, uma versão intermédia que se posiciona entre o M4 Competition e a edição limitada CSL. Com mais 20 cv e menos 20 kg que o M4 Coupé Competition xDrive, este CS traz um sistema tração integral controlado eletronicamente de série (tal como o CSL), surgindo acoplado em exclusivo a uma caixa automática de oito velocidades. Além disso, o motor é o mesmo do M3 CS com os mesmos 550 cv e 649 Nm debitados do motor S58 3.0 de seis cilindros turbo. A pressão do turbo aumentou de 1.7 para 2.1 bar, comparativamente com o Competition, sendo que o binário máximo é atingido entre as 2750 e as 5950 rpm e o “red line” é atingido 220 rpm acima. Anuncia 0-100 km/h em 3,4 segundos (menos 0,1 seg. que o Competition) e uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 302 km/h. Anuncia uma volta em Nürburgring em 7 minutos e 21.99 segundos (quase menos 6,8 seg. que o M3 CS e apenas menos 3,9 seg. que o M4 CSL).

O M4 CS conta com vários componentes em fibra de carbono, nomeadamente o tejadilho, capot, lábio dianteiro, entradas de ar laterais, capas dos espelhos, difusor traseiro e spoiler. A isso junta umas jantes forjadas M que podem “calçar” uns mais convencionais Michelin Pilot Sport Cup 2 ou, sem custo adicional, uns de pista Cup 2 R. Comparativamente com o CSL, o CS prescinde das bacquets não ajustáveis em fibra de carbono e da tampa da mala no mesmo material. A juntar a isso, no caso do CS, há bancos traseiros e material de isolamento sonoro, mas também bacquets M Carbon. O CS recebe igualmente um escape ativo, cuja sonoridade varia de acordo com o modo de condução selecionado. Nos modos Sport e Sport+ abre as válvulas e solta uma sonoridade grave pelas ponteiras de escape com silenciador em titânio. Esta versão M4 CS conta ainda com três modos de gestão da caixa de velocidades e apoios de motor específicos. A afinação do chassis também é específica desta variante, com uma suspensão Adaptative M com um “setup” próprio, tal como sucede com a direção eletromecânica M Servotronic e o sistema de travagem integrado. O CS traz igualmente um camber específico, amortecedores, molas auxiliares e barras estabilizadoras.

Do ponto de vista estético, as semelhanças entre o CS e o CSL são grandes, sendo que o principal elemento que os diferencia é o formato da grelha (com rebordo em vermelho) e o logo CS no lado esquerdo da mesma. O CS está disponível em quatro cores: sendo que aos convencionais Brooklyn Grey metalizado e Black Sapphire metalizado, juntam-se os Riviera Blue e Frozen Isle of Man Green metalizado da seleção BMW Individual.  Debaixo do capot há elementos em carbono exposto, o mesmo sucedendo no tejadilho. A isso junta saias laterais, guelras e ponteiras de escape em preto, o que permite obter um exterior de estilo bicolor. As jantes (de 19 polegadas à frente e de 20” atrás, iguais às do M3 CS) podem ser em preto mate ou Gold Bronze mate. Os faróis em forma de boomerang trazem luz amarela (em homenagem aos GT de competição) e atrás há farolins em LED laser.

Por dentro, reside um painel curvo que aglomera um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e um ecrã central de 14,9 polegadas que projeta o sistema operativo iDrive 8.5, com grafismo específico M e funções especiais, nomeadamente um contador dos tempos por volta e um sistema que analisa a manobra de drift. Ao mesmo tempo, os botões M no volante permitem gravar configurações específicas, incluindo da caixa, do controlo de estabilidade ou o manter o start/stop ativo ou não. Em jeito de decoração encontra-se o lettering CS, cintos de segurança M com pespontos tricolores, aplicações estriadas Carbon Fiber e forro do tejadilho em cor antracite. Há ainda bancos em couro Merino em preto e vermelho com pespontos contrastantes, que contam com ajustamento elétrico, aquecimento e logos iluminados nos encostos de cabeça.

A encomendas do M4 CS abrirão no final de maio, a produção arrancará em julho e as entregas começarão no outono.

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