BMW M4 CSL tem 550 cv e é 100 kg mais leve

BMW M4 CSL

Edição limitada a mil unidades tem também como cartão-de-visita o facto de ser o modelo de série da marca bávara mais rápido em Nürburgring.

A BMW estreou finalmente o M4 CSL, a versão de topo do coupé, que serve para comemorar os 50 anos da divisão M. Limitado a mil unidades para todo o planeta e com arranque da produção previsto para julho, este modelo é um “upgrade” em relação ao M4 Coupé, assumindo-se como o carro de série da marca de Munique mais rápido a dar uma volta ao circuito de Nürburgring, na Alemanha, em 7min 15.677seg.

Esteticamente, o CSL tem entradas de ar maiores, um lábio dianteiro mais pronunciado e uma asa traseira que lhe permitem gerar mais “downforce”. Contudo, a mudança mais evidente está na grelha. A isso junta novos circuitos de alta e baixa temperatura de forma a manter a temperatura ideal consoante o tipo de condução.

O motor é o conhecido B58 de 3.0 de seis cilindros biturbo com 550 cv (mais 40 cv que Competition) e 649 Nm disponíveis entre as 2750 e as 5950 rpm. A BMW aumentou a pressão de 24,7 para 30,5 psi. A potência é enviada para as rodas traseiras por uma caixa automática M Steptronic de oito velocidades com Drivelogic. Em complemento possui patilhas no volante, possibilitando um modo manual com reduções mais rápidas. Anuncia 0-100 km/h em 3,7 segundos, 0-200 km/h em 10,7 segundos e uma velocidade máxima limitada a 307 km/h. Ao todo, o CSL oferece uma potência específica de 339 cv/tonelada.

Outra das novidades é a redução de 108,8 kg no peso final para um total de 1605 kg. Isto foi possível em virtude da remoção dos bancos traseiros, de material de insonorização, da utilização de elementos em plástico reforçado a fibra de carbono (CFRP) e de um silenciador traseiro em titânio. Além disso, o CSL traz de série travões cerâmicos M Carbon e recorre a CFRP no capot e na tampa da mala. Poupou ainda peso na grelha, farolins, tapetes e no sistema de climatização. O mesmo aconteceu na consola central e nas bacquets M Carbon, exclusivas para este modelo – que são aquecidas, de ajuste elétrico e com revestimento em couro preto Merino e inserções em Alcantara vermelha – a que se juntam cintos de segurança de seis apoios. Atrás, é possível encaixar dois capacetes em compartimentos que substituem os bancos.

A BMW utilizou também CFRP no tejadilho de bolha dupla, que contribuiu para reduzir o centro de gravidade e melhorar o comportamento. O compartimento do motor foi reforçado, assim como a transmissão, que contam com novos apoios em alumínio. Por baixo, a suspensão adaptativa, que inclui componentes específicos (nomeadamente as barras antiaproximação, camber e amortecedores) foi rebaixada em 8 mm face ao M4 Competition. Os travões têm pinças de seis êmbolos à frente. As jantes em preto mate são de 19 polegadas à frente e de 20” atrás, “calçando” pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R. O controlo de tração traz 10 níveis de ajustamento, permitindo adaptar da melhor forma a performance consoante o piso e a temperatura dos pneus.

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