Mercedes-AMG CLE 63 terá motor V8

Mercedes-AMG CLE 63 em testes - foto Autocar

Versões de topo não seguirão o sistema híbrido plug-in de quatro cilindros do C63.

A Mercedes-AMG apresta-se para fazer regressar o motor V8 biturbo às versões de topo 63. Neste caso, a divisão desportiva pretende utilizá-lo no próximo CLE 63 coupé e cabriolet, aparentemente devido à procura reduzida da solução híbrida plug-in de base 2.0 de quatro cilindros turbo em linha com 680 cv que foi aposta quer no C63 S berlina e carrinha, quer no SUV GLC 63. Segundo a Autocar, nas versões de referência do CLE (uma nova sigla, que assume o papel das versões de três portas do Classe C) a AMG apostará num bloco V8 4.0 biturbo M177 “mild hybrid”, que apesar de menos potência – 585 cv – e performance associados, promete mais “alma” e uma experiência de condução mais emocional.

Outro motivo para a aposta num oito cilindros no 63 (na imagem publicada pela Autocar, já a realizar testes de estrada) prende-se com a existência de um CLE 53 com um seis cilindros turbo com 449 cv. Como tal, os responsáveis de Affalterbach estão preocupados que um “downgrade” seria confuso, apesar de ter mais potência. No caso das gamas C63 e GLC 63 (que partilham a plataforma com o CLE) isso não representa um problema, uma vez que as versões 43 também contam com um quatro cilindros debaixo do capot.

Markus Schäfer, o responsável de pesquisa e desenvolvimento da Mercedes-Benz, assume à Autocar que a empresa analisou os padrões de vendas e que deixaria os clientes decidirem o caminho a seguir.

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