Porsche 911 híbrido já tem data de estreia

Porsche 911 híbrido em Nürburgring

Primeira variante eletrificada do 911 anuncia ser tão rápido em Nürburgring como o atual 911 Turbo S.

A Porsche anunciou que vai apresentar o 911 Hybrid a 28 de maio. As primeiras imagens teaser mostram que a primeira variante de estrada “eletrificada” do 911 não traz grandes novidades do ponto de vista estético, estando sim no centro das atenções um sistema híbrido que promete ser “inovador” e de “alta performance”, visando tornar o 911 “ainda mais dinâmico”, segundo Frank Moser, o vice-presidente da Porsche e responsável pela linha de modelos 911 e 718. A marca alemã não adianta muito acerca das caraterísticas deste sistema híbrido, apenas que o novo carro conseguiu dar uma volta ao circuito de Nürburgring em 7 minutos e 16,9 segundos, ou seja, 8,7 segundos mais rápido que a “versão correspondente” do modelo anterior, o Carrera S 992. Este tempo por volta do Hybrid é equivalente ao do 911 Turbo S de 650 cv.

Ao que tudo indica, o 911 Hybrid terá um sistema de motor de arranque/gerador de 48V integrado na caixa de dupla embraiagem a proporcionar um “boost” elétrico e energia suficiente para funções auxiliares do carro. O novo sistema de 400V gera alegadamente as suas próprias reservas de energia, utilizando o motor térmico como gerador – no fundo, como faz um sistema extensor de autonomia -, mas também recuperando energia através da travagem. A energia é então acumulada numa bateria nova, mais leve, de iões de lítio – com uma capacidade abaixo das que a Ferrari ou a Mercedes-AMG utilizam nos PHEV -, embora esteja configurada para receber e providenciar energia de forma rápida.

Estes números foram alcançados com pneus de série e com um pack opcional Aerokit, que inclui uma asa traseira fixa de grandes dimensões – embora as fotos teaser mostrem o carro com e sem o referido apêndice aerodinâmico. Ambas as versões aparentam, no entanto, exibir o mesmo para-choques dianteiro que parecem ter aletas de ar ativas. “Temos mais aderência, muito mais potência e uma resposta mais espontânea do sistema híbrido é uma grande vantagem”, diz Jörg Bergmeister, piloto de testes e embaixador da marca.

A Porsche referiu ainda que este primeiro 911 “eletrificado” foi sujeito a mais de 5 milhões de quilómetros de testes, entre estradas de montanha, desertos e autoestradas.

Deixe um comentário

*