Lancia revela Ypsilon HF elétrico com 240 cv

Lancia Ypsilon HF

Esta versão mais “picante” do “hot hatch” servirá de base para o novo modelo de competição Rally4 a combustão.

A Lancia mostrou o seu primeiro “hot hatch” desta nova fase da sua história: o Ypsilon HF. Este modelo, que chegará ao mercado em maio, é 100% elétrico e contará com 240 cv, além de uma carroçaria redesenhada e uma nova afinação do chassis. A marca italiana aproveitou a ocasião também para anunciar que o tratamento desportivo HF será aplicado a todos os seus futuros modelos, incluindo o crossover Gamma e o hatchback Delta.

Juntamente com o elétrico de estrada, a Lancia deu igualmente a conhecer o Ypsilon Rally 4 HF, que assinala o regresso à competição automóvel. Este Ypsilon de competição traz o logótipo HF com o elefante vermelho no para-choques e carateriza-se pelas entradas de ar maiores e mais angulares. Visto de perfil, este modelo conta com para-lamas mais largos, além de jantes diferenciadas de seis raios. Atrás, apesar de ainda não ser visível nas imagens, espera-se um tratamento similar, com a inclusão de um spoiler traseiro e de um difusor. O hatchback subcompacto contará com um único motor elétrico dianteiro com 240 cv, que lhe permitirá efetuar acelerações de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos – uma melhoria significativa face ao elétrico convencional e às variantes “mild hybrid”. Juntamente com as alterações no motor, esta versão conta com uma suspensão rebaixada e vias mais largas.

Simultaneamente, a Lancia confirmou o regresso ao mundo da competição, revelando o Ypsilon Rally HF, que correrá na categoria R4 dos ralis. Este modelo traz a decoração história da Martini Racing, que remete para o Lancia 037 e para o Delta Integrale. Este modelo de competição conta além disso com uma entrada de ar funcional no tejadilho, duas entradas de ar no capot, além de novas jantes brancas multiraios. É complementado igualmente com kit de carroçaria mais agressivo. Este Rally4 traz, por sua vez, uma versão mais potente do motor 1.2 de três cilindros turbo a gasolina com 212 cv, surgindo acoplado a uma caixa de cinco velocidades responsável por enviar a potência para as rodas da frente, com a ajuda de um diferencial autoblocante para melhorar a tração. Espera-se que haja em complemento uma suspensão e travões com afinações específicas. Adicionalmente, a Lancia mostrou em primeira-mão o logo Corse HF, que será utilizado nos futuros modelos de corridas. No entanto, a data de estreia do Ypsilon de ralis ainda não foi anunciada – embora esteja previsto acontecer nos próximos meses. Recorde-se que a Lancia é a detentora do recorde de 15 vitórias no WRC.

Deixe um comentário

*