Chineses prometem ser pioneiros nesta tecnologia, e já em outubro contam apresentar o primeiro modelo com baterias semi-sólidas.
A SAIC anunciou que produzirá baterias de estado sólido, a partir de 2026 – o que significa que será o primeiro construtor a colocar no mercado esta tecnologia. Num evento levado a cabo na China, a SAIC disse ainda que o IM L7, uma berlina que estará à venda a partir de outubro, já surgirá equipada com baterias semi-sólidas, utilizando eletrólito líquido e outros produtos que o construtor incluirá já nas novas baterias a partir de 2025 – incluindo um modelos das marcas MG, Baojun e Wuling. Contudo, as baterias de estado sólido só chegarão no ano seguinte, segundo a Shine. Para já, ainda não se sabe qual será o modelo a adotar esta tecnologia.
A bateria de estado sólido promete ser mais segura, mais durável e maior densidade energética, logo maior autonomia, comparativamente com as atuais. A bateria da QingTao Energy e da SAIC terá uma capacidade de 130 kWh e permite carregar de 10 a 80% em 15 minutos, graças à arquitetura de 900V.
A SAIC não é o único construtor chinês que está empenhado no desenvolvimento de baterias de estado sólido. Em fevereiro foi criado um consórcio de marcas locais que inclui a CATL, BYD, CALB e Nio, entre outras, que pretendem criar uma cadeia de fornecimento de baterias de estado sólido até 2030. É também conhecido que a Toyota está a trabalhar há vários anos nesta tecnologia. Em abril, igualmente a Nissan anunciou que espera ter no mercado um elétrico com baterias de estado sólido em 2028.
Não é apenas com as baterias de estado sólido que a SAIC pretende agitar a concorrência. No mesmo evento, a marca chinesa referiu que atualizou a sua tecnologia para veículos inteligentes e que desenvolverá uma nova plataforma em conjunto com a Audi para o mercado local.