Porsche comemora 50 anos do 911 Turbo com edição limitada

Porsche 911 Turbo 50 Years

Com detalhes específicos por dentro e por fora, esta edição é limitada a 1974 unidades.

A Porsche lançou o primeiro 911 Turbo em 1974 e para assinalar os 50 anos resolveu criar uma edição especial. Limitado a 1974 unidades, este 911 Turbo 50 Years Edition, que estreou na Monterey Car Week (nos EUA), é um tributo ao modelo original, trazendo elementos específicos por dentro e por fora. Feito ainda com base no 992.1, este modelo traz o opção do Heritage Package. Contudo, mesmo de série inclui uma decoração alusiva ao 911 RSR Turbo concept de 1973, que inspirou o 911 Turbo (930) que foi lançado no ano seguinte. Por sua vez, existem acabamentos em Anthracite Grey na asa traseira, na zona inferior da secção traseira, nas bases das capas dos espelhos e nas entradas de ar, criando uma cor contrastante face à tonalidade da carroçaria. O modelo vem pintado em Turbonite, uma cor exclusiva dos Turbo. Nesta versão de aniversário este tom é aplicado também nas jantes, no deck traseiro, na tampa de combustível, no símbolo da Porsche e no logo Turbo 50. Existe ainda uma placa “1974-2024” na tampa do motor, acompanhada do logo turbo, que também é utilizado nas soleiras das portas.

Por dentro, há inspiração no movimento Zeitgeist na década de 1970, com inserções em tartan nos bancos e no forro das portas, a que se juntam apontamentos em Turbonite nos cintos de segurança e nos pespontos contrastantes, com RaceTex perfurado a cobrir o forro do tejadilho. Em complemento, existem dísticos Turbo 50 nas soleiras das portas iluminadas e uma placa com o número da edição limitada, além de uma versão especial do relógio.

O Heritage Design Package “50 Years Turbo” opcional traz o exterior em Aventurine Green Metallic, capot prateado e decorações na carroçaria em mate acetinado (a remeter para os modelos de competição clássicos). Realce também para as jantes Sport Classic com acabamento em branco e prateado (com o logo da Porsche de 1964 nas porcas de aperto central) e para o logo traseiro em dourado. Por dentro, há mais apontamentos em couro, tartan e comandos em verde.

O motor é um 3.7 de seis cilindros boxer biturbo igual ao dos outros 911 Turbo S, com 650 cv e 590 Nm, associado a uma caixa de dupla embraiagem PDK responsável por distribuir a potência pelas quatro rodas. Esta edição de 50 anos traz um escape desportivo com ponteiras em preto e suspensão PASM que reduz a altura ao solo em 10 mm. O preço começa nos 332.639 euros e as entregas arrancarão no outono.

Deixe um comentário

*