Volvo S60 não terá Diesel

Depois de anunciar que investirá mais no desenvolvimento de motores a gasóleo, o construtor sueco confirma que a nova berlina já não terá opções Diesel.

No ano passado, o CEO da Volvo afirmou que a marca deixaria de investir no desenvolvimento de novos motores Diesel. Agora, em entrevista ao Financial Times, Hakan Samuelsson revelou que o construtor eliminará as opções a gasóleo no seu line-up, a começar já pela berlina S60, que estreará este verão. O novo modelo será revelado na nova fábrica da marca sueca nos EUA, na Carolina do Sul.

Isto significa que o novo S60, que será feito com base na plataforma SPA (a mesma dos Série 90 e restantes Série 60), contará no seu lançamento com a versão T6 com 310 cv e uma versão de acesso T5, ambas com um motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina, a que se juntam duas versões híbridas plug-in com 340 e 390 cv. Em 2019, estão previstas versões híbridas convencionais.

Esta decisão enquadra-se com o plano da Volvo em “eletrificar” toda a sua gama de modelos. Aliás, a marca espera que os modelos 100% elétricos representem metade das suas vendas até 2025. Samuelsson esclareceu que a desistência do Diesel não está necessariamente relacionada com as emissões: “não achamos que o Diesel seja mais poluente, mas é mais complicado e mais caro de desenvolver de acordo com a nova regulamentação”. O homem forte da Volvo acredita que apesar Diesel ainda ganhar vantagem nos consumos, que um sistema híbrido convencional torna os motores a gasolina muito mais eficientes.

Já em 2019, todos os modelos novos da Volvo terão pelo menos uma opção “eletrificada”, seja ela “mild hybrid”, plug-in a gasolina ou elétrica.

Deixe um comentário

*