Novo BMW X5 chega em novembro

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A quarta geração do SUV é feita com base numa nova plataforma e promete melhorias ao nível de conforto e refinamento.

A BMW apresentou o novo X5, que chegará em novembro ao mercado nacional. Feito com base numa nova plataforma, o SUV bávaro promete novos níveis de conforto e refinamento. O concorrente do Porsche Cayenne, Jaguar F-Pace, Audi Q7 e Mercedes-Benz GLE mede 4,92 metros de comprimento (3,6 cm mais comprido face ao antecessor), 2 m de largura (6,6 cm mais largo) e 1,75 m de altura (1,7 cm mais alto). A distância entre eixos aumentou 4,2 cm, o que ajuda a melhorar a habitabilidade. A bagageira tem 645 litros, estando dividida em duas partes (uma por cima e outra por baixo, ambas acionada por um mecanismo elétrico). A cortina da chapeleira é automática. Tal como o modelo anterior, o novo X5 poderá ter 5 ou 7 lugares. Existe um sistema elétrico para movimentar a segunda fila de bancos longitudinalmente. Esta fila posterior rebate na proporção 40:20:40.

No lançamento, o X5 estará disponível com na versão a gasolina xDrive40i com 340 cv e os Diesel xDrive30d com 265 cv e M50d com 400 cv. Todos são seis cilindros e 3.0 turbo. Associado a estes propulsores estará sempre uma caixa automática Steptronic de oito velocidades com conversor de binário (com passagens mais rápidas, gestão eletrónica alterada com vista à melhoria da eficiência, além de uma maior suavidade e rapidez de funcionamento). O sistema de tração integral xDrive é mais rápido e preciso, segundo a BMW. Além disso, dispõe de uma configuração Sport, que reparte a distribuição do binário no eixo traseiro. Em opção, existem packs M Sport e Off-Road, há um diferencial autoblocante traseiro eletrónico. O X5 dispõe de um esquema de suspensão independente em ambos os eixos. Os amortecedores de série são de ajustamento regulável e o condutor pode obter pelos modos Confort ou Sport. Os do M50d têm molas e amortecedores com uma configuração mais firme. Existe opção de suspensão pneumática que eleva a carroçaria até 4 cm face ao set-up convencional. O ajuste em altura também pode funcionar de forma automática: por exemplo, em modo Sport, acima dos 138 km/h, baixa 2 cm. Outras opções incluem as barras estabilizadoras ativa, direção às quatro rodas e um pack para melhorar a performance fora de estrada. O X5 estreia ainda o Sistema Operativo BMW 7.0, com instrumentação digital de 12,3” e um sistema iDrive da mesma dimensão. Destaque ainda para os serviços remotos, “concierge” e trânsito em tempo real. Há um novo sistema de ar condicionado de quatro zonas e um teto panorâmico em vidro 30% maior.

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