Lexus ES estreia câmaras em vez de retrovisores

Lexus ES estreia câmaras a fazer a função de espelhos retrovisores View Gallery 5 photos

Em outubro, com o lançamento da nova berlina, a marca japonesa estreia em modelos de produção o sistema Digital Outer Mirrors.

A Lexus anunciou que a sua nova berlina do segmento E, o ES, que será lançada em outubro no Japão e no início de 2019 em Portugal (para substituir o GS), com câmaras em vez de espelhos retrovisores. Esta será a primeira vez que esta solução surgirá num modelo de série, para já apenas no mercado nipónico, onde a lei o permite. O sistema Digital Outer Mirrors consiste basicamente numas câmaras de formato afilado posicionados no local onde normalmente estão os espelhos retrovisores exteriores. O seu tamanho reduzido permite, segundo o fabricante, melhorar a visibilidade e reduzir o ruído aerodinâmico. As imagens recolhidas no exterior são visíveis em dois ecrãs (um de cada lado) de 5 polegadas no interior.

Uma das vantagens deste sistema é que a imagem se adapta à necessidade do condutor. Por exemplo, quando este abre o “pisca” a câmara faz “zoom out” de modo a permitir uma visão mais periférica do que rodeia o carro. Se o detetor de ângulo morto apanhar algum carro num ângulo mais escondido, a câmara ajusta-se automaticamente para que este se torne mais visível. Há ainda a possibilidade ajustar o ângulo da câmara manualmente. Quando se circula à noite, este sistema permite clarear a imagem. Estas câmaras resistem à chuva e à neve se possa acumular em seu redor, uma vez que são aquecidas.

Deixe um comentário

*