e-tron, o primeiro elétrico da Audi chegou

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A Audi mostra oficialmente hoje o seu primeiro modelo elétrico de série, o SUV e-tron.

A Audi está a mostrar por esta hora nos EUA (17 de setembro, 21 horas, hora local em São Francisco; 18 de setembro, 05h em Lisboa) aquele que é o seu primeiro veículo elétrico de série, o e-tron.

Trata-se de um SUV com um porte entre o Q5 e Q7 e que tem a particularidade de poder ser encomendado sem os tradicionais espelhos retrovisores (no seu lugar surgem espelhos virtuais com câmaras de vídeo e ecrãs).

O SUV tem dois motores elétricos, tração às quatro rodas, 300 kW de potência e 660 Nm de binário.

Autonomia anunciada: mais de 400 km, no ciclo de medições WLTP.

O modelo para cinco ocupantes mede 4901 mm de comprimento, 1935 mm de largura e 1616 mm de altura, tendo ainda 2928 mm de distância entre eixos. Em termos de dimensões e olhando para a gama atual do fabricante, este novo SUV posiciona-se entre o Q5 e o Q7. Porém, os responsáveis da Audi refutam que se trate de um Q6 até porque, de acordo com outras informações, um modelo com esse batismo está em preparação.

À venda em janeiro

Com uma capacidade da bagageira de 660 litros (que pode chegar a 1725 litros com os bancos posteriores rebatidos), o e-tron está disponível no mercado português em janeiro, podendo ser encomendado num total de doze cores de carroçaria, entre as quais a exclusiva Antigua blue, escolhida para dar corpo a um dos modelos da sessão fotográfica que aqui publicamos.

Câmaras de vídeo em vez de espelhos

Novidade, como salientámos no arranque desta peça, é a possibilidade, num habitáculo inspirado no topo de gama A8, o cliente escolher espelhos virtuais (em vez dos comuns espelhos retrovisores exteriores), uma solução tecnológica e de design que surge pela primeira vez num carro de produção.

O funcionamento de cada um dos dois espelhos virtuais assenta em dois elementos: uma câmera de vídeo (localizada no exterior do carro, na mesma zona onde os espelhos estão habitualmente montados e que capta o ambiente rodoviário envolvente) e um ecrã tátil (situado no interior do veículo, de lado, no canto da porta, já perto do tablier e que mostra as imagens registadas).

Esse ecrã de 7” OLED tem regulação tátil e adapta-se às condições de luminosidade existentes para que o automobilista possa conduzir em segurança, inclusive quando entra num túnel.

Estes espelhos virtuais serão um opcional, cujo preço ainda não é conhecido.

De acordo com os responsáveis da marca que desenvolveram o projeto do veículo e com os quais a autoDRIVE conversou, esta solução torna o e-tron mais aerodinâmico, o que permite que a autonomia cresça ligeiramente, cerca de 2,5 km.

Também para diminuir a resistência ao vento em circulação a mais alta velocidade, a carroçaria pode ser rebaixada em 76 mm.

Inversamente, em modo “off road”, o Audi e-tron pode ver a sua altura ao solo incrementada em 35 mm, havendo ainda uma função extra “Raise” através da qual o veículo sobe ainda mais 15 mm.

Prestações e preços

Em termos de prestações, os 0-100 km/h são realizados em menos de seis segundos. A velocidade de ponta é de 200 km/h.

O preço para Portugal não é conhecido, embora na Alemanha já se saiba que vai custar 80.000 euros. Por cá, considerando que o concorrente Jaguar I-Pace está disponível a partir de 80.400 euros, é de esperar que em matéria de PVP este e-tron possa alinhar com o I-Pace, segundo a nossa estimativa.

O e-tron terá, contudo, uma “Edition One”, mais exclusiva (logo, mais cara) e limitada a 2600 unidades.

Não perca na próxima edição (autoDRIVE #13, a sair em outubro) todos os detalhes sobre este histórico modelo para a Audi, com uma conversa com Markus Siewert, diretor técnico do programa e-tron, e Juan Carlos Huerta Martinez, responsável de design exterior do veículo.

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