Peugeot E-Legend é futurista e retro

Peugeot E-Legend Concept View Gallery 11 photos

Concept elétrico, autónomo e conetado inspira-se no 504 Coupé.

A Peugeot mostrou o E-Legend, um protótipo elétrico, autónomo, conetado e de desenho retro que apresentará a 2 de outubro no Salão de Paris, em França. O protótipo inspirado no 504 Coupé, desenhado por Pininfarina, lançado em 1969 e que esteve em produção até 1983, carateriza-se pela silhueta “sports coupé”, este E-Legend conta com um capot alongado, decorações em preto na base do pilar do tejadilho e detalhes aerodinâmicos laterais. A marca esclarece que este é apenas um exercício de estilo que não pretende levar à produção.

Com 4,65 metros de comprimento, 1,93 m de largura e 1,37 m de altura, o concept surge jantes de 19 polegadas e tração às quatro rodas. Este concept conta com dois motores elétricos (um por eixo) a debitar um total de 462 cv e uma bateria de 100 kWh de capacidade. Anuncia 0-100 km/h em menos de quatro segundos, de acordo com o fabricante, uma velocidade máxima de 220 km/h e autonomia para percorrer 600 km à luz do ciclo WLTP. Num ponto de carga rápida é possível obter o equivalente a 500 km de autonomia em apenas 25 minutos. O E-Legend Concept pode ser carregado por indução (sem recurso a cabos).

O interior, a mais recente evolução do sistema i-Cockpit, tem um aspeto futurista. Surge com bancos revestidos a veludo azul, um ecrã gigante curvo de 49”, que pode ser usado para entretenimento, navegação e para operar as funções do carro, dois de 29” (um por cada porta), dois de 12” no tapa-sol e um de 6” na consola central. Em modo “autónomo” (nível 4), o volante e o painel de instrumentos recolhem e os bancos reclinam e baixam. É possível escolher os modos Soft (de relaxamento) ou Sharp (para uma máxima coneção com atividades digitais, tais como redes sociais ou agenda). A instrumentação pode ser configurada com os ambientes Legend e Boost. Destaque para o sistema de reconhecimento por voz (desenvolvido em conjunto com a SoundHound, que chegará aos modelos de produção nos próximos dois anos), um sistema de som Focal (que pode ser totalmente focado no condutor, com uma barra de som ao longo de todo o tablier) e o lendário jogo de arcada “Pong” (lançado na mesma altura do 504) embutido no sistema.

Deixe um comentário

*