Ford Shelby GR-1 concept será construído

Ford Shelby GR-1 concept chegará à produção 16 anos depois View Gallery 11 photos

Desportivo será feito pelos americanos da Superperformance 16 anos depois.

Desde 1996, os californianos da Superperformance têm-se vindo a especializar na construção de réplicas de desportivos, sobretudo modelos clássicos da Ford, e em componentes de aftermarket. Um dos seus maiores desafios será certamente o da construção do Ford Shelby GR-1 concept, um protótipo apresentado no Salão de Detroit de 2005. Segundo a Car and Driver, foi o próprio CEO da Superperformance, Lance Stander, que confirmou este projeto durante a reunião da anual Shelby no museu Petersen Automotive, no passado dia 6. Nesta aventura, a Superperformance contará com o apoio da própria Shelby American (responsável, entre outros, pelos Shelby Mustang) para aperfeiçoar os todos pormenores do carro.

O GR-1 terá sido, alegadamente, criado em jeito de homenagem ao coupé Shelby Daytona e nunca chegou a ser materializado pois a Ford estava a terminar a primeira geração do GT. Contando com um um motor em alumínio V10 6.4 com cerca de 605 cv, o protótipo prometia acelerar de 0-60 mph (0-97 km/h) em cerca de quatro segundos. Contudo, o objetivo é que 16 anos depois o desportivo seja capaz de cumprir a mesma aceleração em 2 segundos, contando para o efeito com um sistema híbrido. Stander confessou que as negociações com a Ford se prolongaram por cerca de seis anos: “Podíamos ter-nos contentado com uma réplica, ou fazer um kit car, mas isso não nos satisfaria. Tínhamos de ter a autorização do construtor original”.

A Superperformance pretende construir 200 unidades deste Ford Shelby GR-1 concept em alumínio. A notícia menos boa é que o deverá demorar pelo menos ainda mais dois anos até chegar à produção.

Deixe um comentário

*